Região ainda sofrerá os efeitos do La Niña durante o próximo trimestre

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O prognóstico climático para o próximo trimestre, elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) junto com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aponta ainda chuvas abaixo das médias nos meses de fevereiro, março e abril no Rio Grande do Sul. Segundo o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, a estiagem ainda será efeito do fenômeno La Niña.

Em fevereiro e março, a previsão é de precipitação abaixo do padrão, em especial na região Sul do Estado. Devido aos efeitos do La Niña, ainda devem ocorrer eventos como chuvas fortes, descargas elétricas, granizo de forma localizada, com maior ou menor intensidade na região de Passo Fundo. Já em abril, a projeção indica volumes de chuva dentro do normal para o período. 

Sampaio relatou ainda que a tendência é de que as temperaturas permaneçam altas em fevereiro e março. As temperaturas poderão ter algumas fortes anomalias, sendo que as máximas devem ficar acima dos 30ºC”, salienta o observador. Por outro lado, em abril a tendência é que elas fiquem abaixo da média para a época. 

Gostou? Compartilhe