Número de doações de órgãos aumentou 53% em 2011

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) em parceria com a unidade da Organização por Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), apresenta o balanço de 2011. Em relação ao ano de 2010 o número de captações de órgãos e tecidos aumentou 53%, beneficiando inúmeros pacientes que se encontravam na lista de espera para realizarem um transplante.

Com o lançamento da campanha própria para a conscientização da doação de órgãos e tecidos “Doe órgãos – Uma corrente pela vida” e com o trabalho conjunto da CIHDOTT e da OPO, o HSVP ganhou força nesta batalha em defesa da vida. “Fomos vitoriosos neste ano que passou. Nossa maior conquista foi nas captações de córneas, totalizando 19 doações, uma diferença de mais de 200% em relação a 2010”, ressaltou a assistente social do CIHDOTT, Mara Mendes.

Motivadas principalmente pelo trabalho de conscientização permanente, realizado junto a campanhas internas e externas, a equipe do HSVP desmistifica cada vez mais o ato de doar órgãos. “Todo o trabalho realizado em 2011 foi muito proveitoso, fomos além das expectativas que tínhamos para o ano. Agora é continuar trabalhando com campanhas de conscientização para elevar ainda mais as doações e consequentemente o número de pessoas beneficiadas com um transplante”, enfatizou o médico coordenador da OPO, Cassiano Crusius.

Ao total foi 248 doações, número que segundo Crusius, pode aumentar ainda mais, caso a população busque entender melhor os casos de morte encefálica. “Nosso diagnóstico é preciso para evidenciar morte cerebral, o que precisamos é fazer com que as pessoas entendam melhor esta situação. O paciente que é diagnosticado com morte cerebral é um doador em potencial, podendo ser apto a doar múltiplos órgãos”.

Um grande diferencial do HSVP é o Banco de Tecidos Músculoesquelético (BTME), o qual é o único do estado e um dos sete em funcionamento no Brasil. “Totalizamos 188 captações de segmentos ósseos em 2011, um aumento de 35%. Em 2012 o BTME irá manter a parceria com as equipes satélites (Hospital Pompéia de Caxias do Sul e Hospital Tacchini de Bento Gonçalves), que realizam a identificação de potenciais doadores e a retirada dos tecidos que são enviados para o processamento, armazenamento e distribuição no BTME do HSVP. Com essa parceria conseguimos atingir esse aumento nas doações e dar maior qualidade de vida a um grande número de pacientes, sejam eles portadores de patologias odontológicas ou ortopédicas”, ressaltou o enfermeiro do BTME, Maurício Zangirolami.

Relação de doações realizadas em 2011
Rim: 29
Fígado: 12
Córnea: 19
Segmentos Ósseos: 188

Relação de transplantes realizados em 2011

O número de transplantes também teve aumento em comparação a 2010, totalizando 211 procedimentos realizados. Assim como o avanço nas captações, o número de transplante de córneas também chamou a atenção. Foram 34 procedimentos a mais do que em 2010, sendo que os transplantes de córneas beneficiaram 94 pacientes.
Rim: 7
Fígado: 19
Córneas: 94
Segmentos ósseos: 91

HSVP

 

Gostou? Compartilhe