Acompanhando a versatilidade que o mundo da comunicação exige, O Nacional dá mais um passo no processo de constante inovação. Pequenas mudanças no layout do jornal estão sendo apresentadas a partir desta edição, como o aumento no tamanho da fonte de letra utilizada como padrão para texto, a reordenação das páginas 2 e 3 com a inserção de coluna diária assinada pela jornalista Zulmara Colussi e Redação e um espaço exclusivo para o leitor. O expediente do jornal passa a figurar na editoria de Opinião. A principal mudança ocorreu, porém, com a modernização do logotipo do jornal, trabalho assinado pela agência NucleoCom.
O publicitário Eduardo Debona explica que a ideia é manter a identidade com uma nova fonte, mais reta e mais encorpada. A maior alteração, segundo ele, é na estilização da bandeira do Brasil, reformulada com base nas características da logo do Grupo ON. “Trabalhamos com o mesmo tom de azul na esfera central, com efeitos de luz e sombra para representar modernidade e dar volume. Sugerimos a representação de folhas de papel envolvendo o elemento azul, permitindo que o losango que fica na base da esfera tenha uma forma mais flexível, como uma folha de papel jornal. Neste caso, utilizamos duas folhas, uma sobreposta à outra. Sugerimos também a inserção de mais uma ‘folha de jornal’, representando a faixa branca existente na bandeira brasileira, envolvendo a esfera azul”, explica Debona.
Conceitualmente, Debona que a nova proposta de marca vai ao encontro com o que percebeu ao iniciar os trabalhos com O Nacional: “uma empresa com visão estratégica e global, que se atualiza junto com as tendências que transformam a forma de comunicar e que consequentemente transformam as formas de interação entre as pessoas e o mundo”. No entendimento do publicitário, essa visão de futuro anda em paralelo com o passado, pois O Nacional se transforma a cada dia e essas transformações de hoje são reflexo de sua empolgante história de envolvimento e desenvolvimento com a comunidade passo-fundense, ao longo de 87 anos. “Uma história que antigamente era apenas escrita e hoje é escrita, digitalizada, compartilhada em qualquer lugar do mundo”, finaliza.
Segundo o diretor executivo Múcio de Castro Neto, as mudanças implementadas fazem parte do processo de constante atualização da marca. "Um veículo tradicional, com mais de 85 anos de existência deve manter-se atualizado e em constante transformação para conseguir dialogar com os novos consumidores. O Nacional vem trabalhando nesta estratégia de forma permanente, tanto na aplicação de novas tecnologias e plataformas, como no aspecto de layout. Com isso buscamos ir ao encontro do nosso leitor, entregando um produto com conteúdo diferenciado e com um projeto gráfico agradável e moderno. As mudanças na marca refletem o DNA da empresa: moderna dinâmica e em constante transformação", avalia.