Lançada campanha de prevenção à Aids no carnaval

Maior abrangência da distribuição de preservativos está entre as estratégias da campanha nacional

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Com foco nos jovens gays, com idades entre 15 e 24 anos, o Ministério da Saúde lançou na tarde ontem (2) a campanha de prevenção à Aids durante o carnaval. A maior atenção a este público é justificada pelo aumento de casos da doença verificada entre os anos de 1998 a 2010. O percentual, segundo boletim epidemiológico do ministério, subiu 10,1% em 2011.

Com o slogan “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua” começou ontem mesmo a ser veiculada nos meios de comunicação, dando também alertas para o uso responsável do preservativo. Já no período pós-festa, a partir do final de fevereiro, a ideia é promover o diagnóstico e a conscientização da necessidade da realização do teste.

Em Passo Fundo, segundo informações do departamento de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, uma reunião entre a equipe responsável pela campanha deve definir as estratégias e ações a serem tomadas este ano. Porém, uma medida é certa: o aumento da abrangência da distribuição gratuita de preservativos através das unidades de saúde dos bairros.

Novidade

De acordo com o ministério, a inovação este ano foi a criação de um pôster dirigido às travestis. É primeira vez que o órgão apresenta um material específico para esse público na campanha de carnaval. Outros dois pôsteres direcionam-se aos jovens gays e à população heterossexual.

Os filmes a serem transmitidos pela TV e internet apresentam situações em que os públicos-alvo da campanha – homens gays jovens e um casal heterossexual – encontram-se prestes a ter relações sexuais sem camisinha. Em ambos os filmes, surgem personagens fantasiosos – uma fadinha, no caso do filme do casal gay, e um siri, no do casal heterossexual – com uma camisinha.

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