Sem receber investimentos de infraestrutura há mais de cinco anos, os bairros da Grande Santa Marta e Integração, serão os primeiros a ser contemplados com os recursos do PAC 2. São mais de R$ 25 milhões para pavimentar, sinalizar, instalar meio fio e calçamento de ruas destes bairros que atualmente estão em estado precário. A obra de pavimentação, numa extensão de cerca de 20 km, deve acabar com parte das dificuldades de quase 12 mil pessoas que moram nestes bairros. Segundo o presidente da Associação de Moradores da Santa Marta, Rogério Goulart, a pavimentação das ruas é um desejo antigo dos moradores. “Os recursos vêm contemplar parte das nossas necessidades, mas nós ainda precisamos de escolas, unidades de saúde e parques de lazer. É uma alegria depois de cinco anos reivindicando demandas tão importantes para os nossos moradores”, disse.
Ivan Carvalho, que é presidente da Associação de Moradores do bairro Força e Luz, que compreende a Grande Santa Marta, também relatou as dificuldades vividas pela população. Para ele, uma das maiores necessidades é o alargamento da Rua João Catapan, principal via que leva aos quatro bairros que compõem a região. “Vai ser uma benção. Hoje, por não termos calçadas, nossas crianças precisam andar na rua para chegar até a escola e também a Socrebe. São mais de mil crianças que fazem o percurso todo dia no meio da rua”, lembrou.
Nestes bairros, a Prefeitura afirma que 50% das vias não possuem pavimentação e são justamente nestas vias que as obras serão realizadas. Além disso, os recursos federais também vão ser utilizados para realizar obras de drenagem, meio fio, sinalização, base para o asfaltamento e ainda para fazer 1,5 metro de calçamento em cada lado da rua. O vice-prefeito e secretário de planejamento, Rene Cecconello, explicou que as obras financiadas pelo PAC 2 priorizam projetos mais abrangentes. “Se a gente não fizesse o calçamento, por exemplo, as pessoas iriam andar no asfalto, e isso a gente não quer. É uma obra completa e definitiva. Não deixaremos nada para fazer mais tarde”, afirmou Cecconello.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis