Apesar de mal distribuídas e de baixo volume, as chuvas desde domingo foram muito bem-vindas pelos produtores de soja da região. Segundo informações do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo, a precipitação em Passo Fundo foi de 24 mm. Em Mato Castelhano, choveu um pouco menos de 17 mm e, em Ronda Alta, 20 mm. A cidade que registrou o maior volume foi Ibirapuitã, onde as precipitações chegaram a 80 mm.
Na opinião do Assistente Técnico Regional de Culturas da Emater Passo Fundo, Claudio Doro, a chuva foi muito boa para os produtores de soja, apesar da pequena quantidade. “A chuva veio no final da tarde, o que é muito bom para a planta, já que conservou a umidade no solo durante algumas horas. Isso é muito importante, porque a planta está em constante estresse e altamente dependente da água”, explicou. Neste período de produção, a soja está na fase de frutificação, floração, formação de vagens e enchimento dos grãos, onde a medida do consumo diário é de 5 mm. “O enchimento de grão é que vai definir a produtividade”, disse.
Doro explicou que, no entanto, para amenizar os prejuízos, que atualmente estão estimados em 20% da estimativa inicial e de 30% em relação a excelente safra do ano passado, é necessário uma precipitação bem distribuída de 40 mm por semana. “Não essa chuva de ontem que vai resolver os problemas. Tem que continuar chovendo para garantir uma boa safra”, afirmou. A previsão para a safra 2012 era de 2,7 mil kg por hectare. Devido a estiagem que atinge a região desde novembro, acumulando um déficit hídrico de mais de 200 mm na região, a estimativa é de 2.250 kg por hectare.
Daqui para frente, a recomendação do engenheiro agrônomo é que os produtores insistam no monitoramento da lavoura. “É justamente nessa fase que as pragas e as doenças são mais vorazes por causa do calor. Tem que estar atento, observar e manter a lavoura limpa. Não pode perder produção por pragas e doenças”, aconselhou.
Temperaturas
No sábado foi registrada a maior temperatura do ano em Passo Fundo, com 33,7°C. No domingo, 33,3°C e ontem os termômetros marcaram 32,4°C. A média das máximas em fevereiro já ultrapassou os 33,2°C. Em relação a média de janeiro deste ano, são mais 4,2°C. Em comparação a janeiro do ano passado, a diferença é de quase 7°C.
Previsão
Terça (7/02)
Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas.
Mínima de 14 °C e máxima de 38°C
Quarta (8/02)
Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas no decorrer do dia.
Mínima de 15 °C e máxima de 38°C
Quinta (9/02)
Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas.
Mínima de 16 °C e máxima de 32°C
Sexta (10/02)
Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas.
Mínima de 17°C e máxima de 29°C
Fonte: Inmet