A forte onda de calor que atinge a região de Passo Fundo desde o final do mês de janeiro provocou uma corrida ao comércio para comprar água e bebidas em geral, além de ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Quem já possui estes eletrodomésticos em casa ou no trabalho não abre mão de usá-los, afinal como fugir do bafo e do calorão depois de oito dias com temperaturas acima dos 30°C?
Além dos 33°C registrados ontem na cidade, o operário Jorge Rodrigues suportou mais de 100°C do asfalto. Segundo Rodrigues, a única alternativa é ingerir muita água para não desidratar, ou então um picolé para refrescar. “Esta é a pior época para trabalhar porque além do sol, tem o calor do asfalto que precisa estar acima dos 100°C”, contou.
Nas lojas de eletrodomésticos, a procura por ar condicionado split aumentou 30% e de ventiladores, 50%. Segundo o gerente da Deltasul, Luis Schlener, a maior procura aconteceu nos últimos 15 dias, quando as temperaturas começaram a aumentar.
Nos supermercados e distribuidoras de bebidas e de água, o calor gerou bons negócios, desde as garrafas menores até as bombonas de água de 20 litros. O proprietário do Supermercado Itália, Jose Benvegnú, revelou que as vendas destes produtos triplicaram somente em fevereiro. “Com este bafo e calor, a maior procura é pelas bebidas geladas”, relatou. O mesmo fenômeno aconteceu na distribuidora Multiáguas, conforme explicou a proprierária Márcia Cabreira. “As entregas diárias de água mineral passaram de 50 para 65 nas últimas duas semanas”, disse.
Calor
Ontem (7) a temperatura máxima chegou a 33°C, quase 5°C acima da média normal das temperaturas máximas para o mês de fevereiro, que é de 28,4 graus. No sábado (4), os termômetros marcaram 33,7ºC, maior do ano. As informações são da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, que registrou até o momento uma média 33,2°C somente nos primeiros sete dias de fevereiro.
Previsão
Nesta quarta-feira (8), o tempo deve ficar nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas. A previsão ainda é para temperaturas altas, entre 18°C e 33°C.
Corsan
Segundo o Agente Administrativo da Corsan, Inelvo Scherer Leite, o reflexo das altas temperaturas foi imediato no consumo de água nos últimos dias. Na estação de tratamento, o trabalho foi prolongado em mais duas horas de trabalho no sábado à noite. No entanto, ele explicou que os reservatórios que abastecem a cidade estão dentro da normalidade. “Temos capacidade para pelo menos por 40 dias, caso não chova”, disse.
Confira as temperaturas máximas em Passo Fundo:
1º/02 – 32,6°C
2/02 – 33°C
3/02 – 33,3°C
4/02 – 33,7°C
5/02 – 33,3°C
6/02 – 33,2°C
7/02 – 33°C