Tranquilidade marca início da operação padrão dos policiais

Servidores reivindicam verticalidade dos salários e o cumprimento das atribuições dos delegados nos flagrantes e oitivas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os agentes policiais das oito delegacias do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Passo Fundo aderiram a mobilização estadual “Operação Cumpra-se a Lei”. O objetivo, segundo o representante do Sindicato .dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm), Paulo Mello, é valorizar as atribuições dos agentes policiais. “A nossa mobilização não é uma represália aos delegados e sim para valorizar a nossa categoria, que hoje tem se realizado funções que são de responsabilidade dos delegados”, explicou. Mello ressaltou ainda que a situação no município é mais tranqüila do que na maioria das cidades gaúchas. “Grande parte dos nossos delegados já cumpre pelo menos parte da legislação, especialmente nos flagrantes e na elaboração dos relatórios”, relatou. No entanto, os agentes ainda são responsáveis pelas oitivas devido à grande quantidade de inquéritos.

Operação
No Estado, o Sindicato sugere que os agentes não façam relatório de inquérito policial, que os flagrantes tenham a presença de delegados na presidência dos trabalhos e as oitivas deverão ser conduzidas pelos delegados. Além disso, todas as medidas cautelares deverão serão formuladas e requisitadas à Justiça pelos delegados. Conforme Mello, nos próximos dias o sindicato vai realizar visitas em todas as delegacias da cidade para conscientizar os servidores e delegados quanto as suas atribuições. “É um movimento de construção sem imposição, apenas para conscientizar os agentes do que é dever deles e o que é dos delegados”, garantiu.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe