Bebê nasce com 6,2 quilos em Passo Fundo

Felipe é o maior bebê da cidade. Do quarto do hospital, mãe e pai acompanham a repercussão na imprensa nacional pela televisão e internet

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na maternidade do Hospital da Cidade de Passo Fundo, Felipe já é chamado carinhosamente de “super bebê”. Com um peso de 6,2 kg e um tamanho de 54 centímetros, o menino que nasceu nesta sexta-feira (10), tornou-se o maior bebê a nascer em Passo Fundo. Até então, o maior que nasceu no HC tinha 5,3kg. No Hospital São Vicente de Paulo, não existem registros de nascimento de bebês com peso semelhante.

A mãe da criança, Andressa de Araújo, de 30 anos, se recupera bem da cesariana, mas está ansiosa para ficar com o filho, já que logo que Felipe nasceu foi encaminhado para CTI pediátrica, por precaução e para fazer exames. “Vi ele tão rápido depois do parto. Pouco depois, a enfermeira me avisou que o Felipe estava na TV”, contou emocionada. O pai, Luiz Eduardo Portela, de 29 anos, acompanha atentamente todas as notícias sobre o filho que são publicadas na internet.  
Diabetes e genética

Dois meses antes do nascimento, os exames demonstravam que Felipe já pesava 3,2 kg, peso normal de uma criança com 38 semanas de gestação. No último ultrassom, realizado nesta terça-feira (7),  a previsão era que ele nascesse com 5,6 kg. “Já seria um bebê grande, mas quando nasceu foi uma surpresa”, disse a médica obstetra Cely Zimermann.  O motivo que causou o crescimento anormal do bebê foi a diabetes gestacional, associada com a hipertensão. “A diabetes descompensa e o bebê cresce demais”, complementou. Mas, a genética também ajudou. “Muitas pessoas da nossa família também nasceram com mais de 4 kg, mas o Felipe bateu todos”, contou a mãe.

Andressa, que mora em Pontão, já sabia dos problemas na gestação há alguns meses e por isso procurou a obstetra Cely, que é especialista em gravidez de alto risco. “Ela nos procurou com sete meses de gestação já com estes problemas. Ela foi internada ainda em dezembro e medicada e até esta semana ela foi acompanhada com consultas a cada 15 dias. Nesta semana, quando completou 38 semanas, resolvemos interromper a gravidez com a cesariana”, relatou.

Super bebê

Felipe apresenta um peso semelhante ao de uma criança seis meses e nasceu de um parto por cesariana às 9 horas de ontem. A intensivista pediátrica, Geovana Belke explicou que o bebê deve ficar internado na CTI pediátrica entre um e cinco dias para monitorar os sinais vitais. “Ele está regular, porém estável. Ainda não está sendo alimentado pelas condições de nascimento. A princípio, o Felipe só é grande, mas é necessário acompanhar e fazer exames”, explicou. Depois da CTI, o bebê e a mãe devem ficar por pelo menos um dia na maternidade.  Já se recuperando do susto, os pais de Felipe agora tem uma outra preocupação: fazer um novo enxoval, já que as roupas que adquiriram não servem mais. “Vamos ter que começar do zero, conseguir roupas doadas, mas que sirvam para um bebê de seis meses”, disse Andressa. 

Gostou? Compartilhe