O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, através da Comissão do Meio Ambiente (CMA), desenvolve desde 2000, campanhas educativas com orientações sobre separação e reciclagem de resíduos. Em 2011 foram recicladas em média 200 toneladas de resíduos no HSVP. Como forma de fiscalização, diariamente os técnicos de Segurança do Trabalho percorrem os setores da instituição, verificando se as equipes estão procedendo corretamente com o destino dos resíduos.
Especificamente, no ano passado, mais de 100 toneladas de papel e 74 toneladas de plástico foram destinadas à reciclagem, 4.090 quilos de ferro e 586 quilos de alumínio também foram reciclados. “Além dos materiais que são reciclados, temos os resíduos de assistência ao paciente que encaminhamos para a autoclavagem (tratamento térmico que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através docontato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos). Já os resíduos químicos são encaminhados para o aterro químico”, ressaltou a engenheira e presidente da CMA, Joice Didoné Santoro.
O óleo de cozinha, proveniente do preparo de alimentos na Lancheria e na Cozinha do HSVP, é coletado e encaminhado para a Associação Amigos do Meio Ambiente (AAMA) para reciclagem. “Outra forma que o HSVP utiliza para preservar o meio ambiente é aquisição de pilhas pertencentes a marcas que reduziram na sua fabricação a quantidade de materiais potencialmente perigosos. Quase sete mil lâmpadas fluorescentes, 624 fluorescentes compactas, 1077 incandescentes e 59 lâmpadas mistas foram recolhidas em 2011 e encaminhadas a locais adequados para o descarte”, enfatiza Joice.
A técnica e Segurança do Trabalho, Janete Zotti Chimente relatou que as inspeções realizadas servem para evidenciar a importância da separação dos resíduos no momento de sua geração, pois além de facilitar a reciclagem evitam a contaminação de outros materiais. “Ao encontrarmos resíduos em locais inadequados, comunicamos a chefia do setor para que sejam repassadas as orientações necessárias aos funcionários para o destino correto dos resíduos”. Outra questão importante trabalhada pela Comissão do Meio Ambiente do HSVP é a campanha do silêncio que, através de cartazes espalhados pela instituição, visa diminuir os ruídos produzidos por funcionários e visitantes no ambiente hospitalar.