Praça da Vergueiro tem recurso garantido

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de mais de dez anos, o projeto de construção do Parque da Vergueiro, na área conhecida como Banhado da Vergueiro, mais uma vez tem promessa de sair do papel. A questão agora é revisão do projeto para atualização de valores, que acabaram defasados com o passar dos meses.

De acordo com o secretário interino do Meio Ambiente, Glauco Polita, este trabalho está sendo realizado pela engenheira da Secretaria de Transporte e Serviços Gerais. “A obra sai este ano”, afirma. Conforme ele, o recurso está garantido através de uma parcela de repasse do Fundo Municipal do Meio Ambiente. “Também será necessária uma contrapartida do poder público. Precisamos definir esta parte burocrática para começar a obra”, projeta.

A ideia é que este ano ainda seja construído o primeiro módulo, que é a praça, que então garantirá o local para a obra total do Parque. “No ano passado foi renovado o decreto de desapropriação das áreas que estão sob influência do banhado e com isso o local para a construção do Parque fica garantida. Esta era a questão mais preocupante, mas os proprietários já estão cientes. O projeto está em andamento e esperamos que logo saia do papel”, salienta.

 

Área

São cerca de dez anos em que a área conhecida como Banhado da Vergueiro faz parte das discussões no que se refere à preservação ambiental. O local, que já foi todo de banhado, abriga uma nascente do rio Passo Fundo. Por muitos anos foi utilizado para depósito irregular de resíduos. Hoje, ainda é possível verificar a água e vegetação típica de locais de banhado, tais como os caraguatás. A importância de preservar a nascente vai desde o abastecimento do rio Passo Fundo até o controle do clima. Para o local, foi projetada uma praça e um parque, com o objetivo de preservar e tornar um ambiente de visitação e conscientização ambiental.

Gostou? Compartilhe