Reduz o nível da barragem da Corsan

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A barragem da Corsan localizada na fazenda da Brigada Militar registrou uma queda de 1,85m no nível do vertedouro – onde transborda a água. Mantendo-se o atual consumo e o nível destes reservatórios, o abastecimento seguirá normalmente por 75 dias, é o que diz o chefe da coordenadoria operacional da Corsan de Passo Fundo, Rubens Nunes Maciel. No momento, a barragem está com 2.800.000 litros, enquanto que a do Arroio Miranda está com 1.200.000 litros. Mesmo com o abastecimento normal, essa queda serve como alerta para a população evitar o desperdício de água, visto que a estiagem deve seguir forte até abril.

“A situação continua normal, mas os níveis das barragens estão baixando, principalmente a da Brigada Militar. Ela hoje está com 1,85m abaixo do vertedouro, descendo uma média de 15 cm por semana por causa da estiagem prolongada”, salientou Maciel. A queda no nível chegou a formar ilhas no meio, visto que existe uma comunicação por baixo da BR ligando as duas partes da barragem. Ele ainda explicou que a do Arroio Miranda segue com o nível máximo pelo fato de suas nascentes serem mais fortes.

A partir da análise atual, a companhia destaca que não está previsto racionamento de água nos sistemas operados pela Corsan nos próximos dias, mas caso isso ocorra, a população será avisada com antecedência. Todos os dias são feitas análises dos níveis dos rios e barragens com a finalidade de avaliar o comportamento dos mananciais. Segundo o diretor de operações da Corsan, Ricardo Rover Machado, o papel da sociedade é muito importante neste momento e, por isso, as pessoas devem continuar colaborando no sentido de utilizar a água de modo responsável.

O consumo de água na cidade segue estável, 1.500.000 litros d’água por mês, mas é importante todos economizarem água. “Façam o uso racional da água, já que as previsões para fevereiro e março não são nada animadoras”, disse Maciel referindo-se ao período da estiagem, cujos efeitos devem amenizar somente em abril. O coordenador também atenta para o fato da Corsan ter nas ruas uma equipe de manutenção 24h por dia caso haja algum vazamento de água. Em caso de cano estourado ou vazamento, você pode ligar no 0800-646-6444 e acionar a equipe.

Gostou? Compartilhe