A Operação de Carnaval deste ano vai contar com regime de plantão 24h durante os dias de folia. Vão atuar de forma coordenada para garantir que a festividade aconteça com segurança, diferentes equipes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) – incluindo Abordagem Social, Conselho Tutelar e Acom –, Secretaria de Finanças (Sefin) e Brigada Militar. De acordo com o responsável pela Semcas, Adriano José da Silva, entre civis e militares um efetivo de aproximadamente 30 pessoas vai estar envolvido na força tarefa que tem como objetivo principal coibir o consumo e a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.
“Estaremos com o nosso serviço especializado em Abordagem Social trabalhando ininterruptamente, dando apoio ao Comando da Brigada Militar, quando requisitado, nas incursões a clubes e blocos de carnaval”, relata o secretário. A equipe de Abordagem Social vai centralizar denúncias e terá como sede o albergue municipal. Os profissionais irão atuar em regime de plantão que inicia às 20h de sexta-feira (17) e segue ininterruptamente até as 8h de quarta-feira (22). Nas festividades de sábado (25), conhecida como “Enterro dos Ossos”, a operação é retomada.
“Conseguimos com a Sefin que não seja liberado alvará para vendedores ambulantes durante a noite de desfile de rua (no sábado). Com isso haverá um controle maior da venda de bebidas alcoólicas para menores”, registra Silva. No sambódromo, situado na Avenida Sete de Setembro, são aguardadas de 20 a 30 mil pessoas, por isso a preocupação maior em restringir a venda de bebidas no local. Além do consumo de entorpecentes, as equipes estarão verificando a incidência de trabalho infantil, situação de moradores de rua e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A comunidade poderá prestar informações e realizar denúncias através dos telefones (54) 9193 9597 ou (54) 3316 7235. O número 190 da Brigada Militar também vai atender a ocorrências.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis