Cáritas comemora 50 anos de atuação na Arquidiocese de Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo viu a Cáritas iniciar suas atividades, em meio ao seu próprio desenvolvimento, em 1962. Já nesta época, a entidade incentivava e apoiava atividades de complementação de renda através de cursos profissionalizantes e Projetos Alternativos Comunitários. Em seus 50 anos de história a Cáritas se expandiu e ampliou suas atividades, abrangendo e beneficiando milhares de pessoas de 47 municípios da região norte do estado. Em Passo Fundo e na Arquidiocese, a entidade desenvolveu-se principalmente através da organização de Equipes Paroquiais, coleta e partilha de alimentos, formação de agentes e atuação com crianças, adolescentes, mulheres e trabalhadores.

O coordenador da Cáritas Arquidiocesana, Luiz Costella, atua há mais de 25 anos na entidade e explica que “durante a história a Cáritas foi se estruturando para atender as necessidades que a população tinha, especialmente no sentido de proporcionar cada vez mais a participação das pessoas, inclusive nas definições dentro da própria entidade”. Nesse sentido, Costella destaca ainda que as mudanças estatutárias ocorridas durante a caminhada da Cáritas permitem que as pessoas que fazem parte das diversas ações da entidade – os voluntários, coordenadores paroquiais e até mesmo beneficiados por algum projeto – formem a direção da Cáritas, influenciando diretamente nos planejamentos e decisões referentes a todos os programas desenvolvidos.

Durante o decorrer dessas 5 décadas a metodologia de trabalho mudou significativamente, especialmente no que diz respeito à grupos em situação de vulnerabilidade social. No início das atividades, ainda nos anos 60, o atendimento era realizado mais somente de forma emergencial. Atualmente, um dos principais objetivos da Cáritas Arquidiocesana é a promoção social, possibilitando que as pessoas se tornem protagonistas em busca de uma solução. Assim, a Cáritas hoje apoia e incentiva também a estruturação de grupos de geração de renda através do cooperativismo e associativismo.

Para D. Ercílio Simon, bispo Arquidiocesano, “a Cáritas é considerada pela arquidiocese um dos principais braços da Igreja Católica, especialmente quando nos referimos a organização da caridade. A entidade se organiza em comunidades, paróquias e dioceses, em consonância com a Cáritas regional, nacional e internacional. A arquidiocese valoriza muito esse trabalho desenvolvido pelos agentes.” Segundo o bispo, “é um momento de grande alegria festejar estes 50 anos com tantas coisas realizadas.”
Hoje em dia, a Cáritas trabalha dentro de 3 grandes prioridades, que envolvem 10 programas de ação: desenvolvimento de iniciativas de Economia Popular Solidária; Defesa do Meio Ambiente e Reciclagem; Promoção da saúde, agroecologia e segurança alimentar; Prevenção às situações de emergências; Participação nos Conselhos e Fóruns; Promoção e mobilização em defesa da vida no atendimento à crianças, adolescentes, mulheres, quilombolas e indígenas; Organização e Incentivo ao voluntariado; Articulações e parcerias; Organização e Fortalecimento do Fundo Diocesano de Solidariedade e Sustentabilidade da Rede Cáritas.

Através das parcerias estabelecidas e do grande apoio recebido pela comunidade, a entidade desenvolve todo o trabalho buscando o desenvolvimento humano e a garantia de uma vida melhor, beneficiando mulheres, homens e crianças de milhares de famílias da Arquidiocesana de Passo Fundo.

    As atividades da Cáritas Arquidiocesana iniciaram no ano de 1962, mas a entidade só obteve sua personalidade jurídica em 21 de fevereiro de 1972. Assim as comemorações dos 50 anos iniciam no dia 21 de fevereiro e permanecem durante o ano inteiro, com diversas atividades no decorrer de 2012.

Gostou? Compartilhe