Hemopasso precisa garantir estoque de plaquetas

As plaquetas são destinadas principalmente para o tratamento de pacientes oncológicos e tem durabilidade de apenas cinco dias

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

“É fundamental que hoje (17) tenhamos o maior número possível de doadores”. O apelo é feito pelo diretor do Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso, Paulo Padilha. A preocupação se dá especialmente por um dos elementos contidos no sangue: as plaquetas. Com vida útil muito reduzida, é necessário o reabastecimento constante. Por isso, antes de se entregar à folia há tempo para fazer colaborar com a vida de outra pessoa.

“As plaquetas são destinadas principalmente para o tratamento de pacientes oncológicos e tem durabilidade de apenas cinco dias após a coleta”, explica a bióloga do Hemopasso, Bárbara Coutinho. Embora o estoque atual atenda à necessidade, mesmo estando abaixo do ideal é necessário reforçar a reserva de plaquetas porque durante os dias de festa a coleta será interrompida. “Precisamos coletar um bom número de plaquetas até esta sexta para atender a todo período de Carnaval, que são quatro dias”, afirma Padilha. Estas partículas do sangue que possuem duração muito curta, em contrapartida tem demanda significativa. Quem recebe a doação, em geral pessoas submetidas á quimioterapia, precisa de uma unidade (doador) para cada dez quilos de peso corporal. “Alguém que tenha 70 quilos necessita de sete doadores para atender à prescrição médica”, exemplifica a bióloga.

Durante a segunda-feira, 20, o órgão vai permanecer fechado. “Nesses dias de festa as pessoas consomem muita bebida alcoólica e não temos como aproveitar este sangue. Então não vale a pena manter a estrutura toda funcionando para eventualmente não receber doadores aptos”, explica Padilha. O sangue coletado no Hemopasso ajuda a salvar vidas em 139 municípios da região. A partir desta semana, a unidade começou a atender os doadores pela entrada principal que estava fechada por conta de obras no local.

Atendimento no Hemopasso
Horário: das 7h até as 18h15min (sem fechar ao meio-dia)
As doações também podem ser agendadas pelo telefone (54) 3311-5555.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe