IE começa o ano conectado

Perto de abrir o período letivo de 2012 a escola completa semana pedagógica com atividades dedicadas aos educadores

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O ano letivo do Instituto Educacional Metodista (IE) inicia no dia 22, mas enquanto os alunos não chegam os professores já estão trabalhando. A professora Raquel Paula Fortunato, que coordena a unidade de Passo Fundo comenta que todo ano a escola realiza uma semana pedagógica com os educadores. “É um momento bem intenso de estudo e preparo dos professores para o planejamento do ano”. A semana de capacitação, que se completa hoje, 17, orbita em torno do tema “Educar Conectados”. Para 2012 os próprios estudantes escolheram como para mote dos trabalhos em sala de aula reflexões sobre a geração digital da qual fazem parte.

“Queremos educar conectados não apenas com a tecnologia, mas com o ser humano; educar com o outro e para o outro, sempre muito próximos”, afirma a coordenadora. Outro ponto que vai pautar as atividades é o debate sobre as ambivalências da tecnologia no cotidiano. “O aluno tem muito acesso à informação e às vezes acaba ficando na superficialidade porque se perde neste excesso”. Por outro lado, a educadora considera que as crianças e adolescentes atuais são mais dinâmicas e ágeis. Para auxiliar o processo de construção do conhecimento os professores pretendem guiar os alunos para que sejam aptos a filtrar as informações acessadas. Além disso, eles terão a tecnologia como aliados – caso da lousa interativa e do portal virtual, recursos já incorporados pela escola – para orientar a extração do que há de mais positivo em cada tecnologia.

Celulares, tablets e computadores cada vez mais serão incorporados ao ensino, avalia Fortunato. E deve fazer sucesso a exemplo da sala de jogos de raciocínio lógico em que os alunos atuam tanto no ambiente virtual quando em equipe, através jogos de tabuleiro. “A proposta dos jogos tem um método específico para desenvolver atividades cognitivas, emocionais e sociais”, explica. Segundo a coordenadora o espaço, que foi concebido para o exercício do planejamento e estratégia, é único entre as instituições de ensino de Passo Fundo.

A professora Gláucia foi uma das capacitadoras da semana pedagógica e destacou o uso da aprendizagem significativa que passa a ser adotada pelo IE. “Partimos do princípio das experiências pedagógicas vivenciadas pelos nossos professores e dos grupos que eles recebem, seus interesses e necessidades”, explica. Em outras palavras, este método de ensino usa como referência os conhecimentos prévios, originados na realidade e na vida concreta.

São aproximadamente 380 estudantes, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental que estão sendo aguardados para o início das aulas. “Há um todo um preparo, já que este é um dia bastante especial, de ansiedade e curiosidade por reencontrar colegas, conhecer professores novos. A expectativa é muito grande e a gente trabalha esse primeiro dia com muito carinho, para acolher eles da melhor maneira possível”, completou.

Gostou? Compartilhe