Hoje é o último dia das inscrições para o projeto Mulheres da Paz. Até ontem (16), cerca de 224 interessadas confirmaram a inscrição. No total, o programa oferece 200 vagas, sendo 50 para cada uma das quatro regiões da cidade que serão atendidas pelo programa. Conforme coordenador da equipe multidisciplinar da Comissão de Direitos Humanos, Nei Alberto Pies, a entidade realizou durante esta semana mutirões nos bairros para atrair mais interessadas em trabalhar no programa.
Em março a Comissão de Direitos Humanos, que venceu a licitação para coordenar o projeto, realiza a seleção das candidatas e, em abril e maio, acontece a capacitação das agentes. A partir de junho, elas iniciam os trabalhos nos bairros. “As agentes farão visitas domiciliares e nas escolas. O objetivo é acompanhar a rotina e as demandas das famílias, levando a cultura de paz, divulgando as políticas públicas e orientando elas para minimizar os problemas na comunidade”, disse Pies.
Bairros
As ações serão realizadas nos bairros Zacchia, Valinhos, Vera Cruz, Santa Marta, Integração, Cruzeiro, São Luiz Gonzaga, Manoel Corralo, Entre Rios, Victor Issler, e nas vilas Annes e Bom Jesus.
Inscrições
Para se candidatar, as mulheres devem se dirigir a Secretaria de Segurança, localizada na Rua XV de Novembro, 665. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 12h30min às 18h30min. É necessário apresentar documentos de Identidade, comprovantes de residência atual, de escolaridade e de renda familiar.
Quem pode participar?
Podem participar mulheres com no mínimo 18 anos e Ensino Fundamental completo. Elas também devem possui renda familiar de até dois salários mínimos e residir em um dos bairros de atuação do projeto. Além disso, elas deverão também ter disponibilidade de 12 horas semanais para se dedicar ao programa.
Capacitação
As escolhidas passarão por uma capacitação sobre questões como segurança pública, mediação de conflitos, Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e outros. Elas serão cadastradas no Ministério da Justiça e receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 190 durante um ano.