Transformando sucatas em brinquedos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma alternativa rica em sustentabilidade está sendo desenvolvida no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Com frascos, tampas de frascos, embalagens, retalhos de tecidos e pedaços de madeiras utilizados nos mais variados setores são confeccionados brinquedos lúdicos que servirão para alegrar as crianças e preencher o tempo dos adultos internados no hospital.

 A ideia partiu da técnica de Enfermagem Michele Locatelli que ganhou parceria da Comissão de Humanização do HSVP e da enfermeira Heide Hoffmann. “Sempre observava que vários materiais que utilizávamos eram jogados fora e que estes poderiam servir para alguma coisa, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. A partir de então, tive a ideia de começar a guardar as tampinhas de frascos em cores diferentes para confeccionar um Jogo de Dama, e deu tão certo que virou um projeto”, ressaltou Michele.

Com a parceria de funcionários de diversos setores que guardam e separam as sucatas, a enfermeira Heide organizou um estoque de materiais que serve para produzir os brinquedos. “Já temos amostras dos primeiros brinquedos e uma boa quantidade de sucatas, agora queremos organizar um grupo de voluntários para auxiliar na confecção e desenvolvimento do projeto. São variados jogos que serão utilizados pelos pacientes e seus acompanhantes para de uma forma lúdica, passar o tempo”, enfatiza Heide.

As sucatas possibilitaram a confecção do Jogo da Dama, Resta Um, Trilha, Boliche, enfeites natalinos e até a reprodução do Ábaco (de invenção chinesa)-culos. e na realizaça Escola de Educaçites natalinos  de uma forma lara confeccionar um Jogo de Dama, deu te madeiras que sque irá auxiliar os alunos da Escola de Educação Infantil São Vicente na realização de cálculos. O Ábaco está sendo reproduzido com o auxílio das estagiárias de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo, que atuam no Espaço Lúdico de Atendimento Pedagógico as Crianças Hospitalizadas, e beneficiará também as crianças internadas na Pediatria.

Gostou? Compartilhe