Quem disse que hospital não é lugar de carnaval

Na pediatria do Hospital São Vicente, as crianças se alegram com a folia de momo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quem imaginaria que em um hospital teria festa de carnaval? Esta foi a surpresa de vários pais que acompanhavam seus filhos internados na Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, nesta sexta-feira, 17 de fevereiro. O hall da unidade ganhou decoração especial, e em meio a confetes e serpentinas, os pequenos pacientes receberam a corte do carnaval de Passo Fundo 2012. Rei Momo, Rainhas e Princesas trouxeram a energia e a alegria  do Carnaval.

“Eu não imaginava que aconteceria a festa de carnaval aqui no hospital. Foi um momento de descontração e integração entre as crianças”, destacou Ana Maria Miglioranza, mãe da menina Maria Clara. A avó de Kauan, Eva Lemes Simão, de Tapera, era só sorrisos. “Ele adora carnaval e quando eu soube da festa, preparei logo meu neto e vim rápido para ver a corte”.

A programação da festa de momo aconteceu durante toda semana. A convite das estagiárias do Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas – projeto realizado pelo Hospital São Vicente de Paulo em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo – as crianças ajudaram a confeccionar máscaras e conheceram diferentes culturas de carnaval.

Uma das coordenadoras do projeto, Sussi Menine Guedes evidenciou a participação dos pais na elaboração das máscaras que foram as fantasias das crianças. “O carnaval abre as festividades comemoradas pelo Espaço Lúdico e a equipe de Enfermagem do Hospital São Vicente. É um momento de muita alegria que contagia pacientes, pais e funcionários. Esse sentimento é manifestado no sorriso deles”, enalteceu, ao salientar que neste ano a participação massiva da corte de carnaval na Pediatria foi um diferencial da festa.

Para o coordenador de Cultura da Secretaria de Desporto e Cultura, Carlos Job, carnaval é alegria e humanização, por isso a presença da corte é importante para as crianças internadas.

Emoção das rainhas
A rainha da terceira idade, Mari Nelza Canabarro Annes disse que foi muito grande a emoção de contribuir para melhorar o dia das crianças hospitalizadas. Da mesma forma, a 2ª princesa Maria Elisa Marchiori sentiu prazer em proporcionar um momento de descontração aos pequenos pacientes. A rainha adulta do carnaval de Passo Fundo, Ketlin Vianna dos Santos ressaltou que foi maravilhoso ver o sorriso estampado no rosto das crianças.

Gostou? Compartilhe