Pela sexta vez consecutiva, a BsBios de Passo Fundo estará presente na Expodireto, em Não-Me-Toque. Este ano, a empresa trará uma proposta mais ampla em seu estande, estará abordando a cadeia produtiva do biodiesel e todas as influências e benefícios que o setor proporciona. A companhia também estará presente no Pavilhão da Agroindústria Familiar e do Artesanato e no Espaço da Família Rural, em parceria com a Emater/RS.
No estande o público, através de experiências sensoriais e visuais, poderá conhecer as melhorias proporcionadas pela energia renovável ao meio ambiente, qualidade de vida, inclusão social, agricultura e crescimento econômico. O diretor Erasmo Carlos Battistella salienta a importância de demonstrar o potencial do biodiesel. “Precisamos enfatizar a sociedade o quanto é útil e necessária a utilização de energias limpas, devemos nos preocupar no presente com as questões ambientais. Hoje, de acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o B5 (que é a adição de 5% de biodiesel ao óleo diesel fóssil) emitimos 57% menos gases poluentes, assim prevenimos doenças respiratórias, internações e poupamos vidas,” afirmou Battistella.
O empresário, que também lidera a Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), destaca a necessidade da criação de um novo marco regulatório do setor para ampliar esses benefícios. “Hoje o país tem capacidade e disposição de matéria-prima para gradualmente avançarmos um ponto e meio percentual por ano. Queremos chegar com o B14 em 2014 e com B20 em 2020,” frisou.
No local também será tratada da cadeia de produção de oleaginosas e do processo de fabricação do biocombustível. A empresa é uma incentivadora a produção de Canola. O departamento técnico da BsBios vai estar à disposição na feira para demonstrar o programa de fomento a Canola, esclarecer dúvidas sobre a cultura e apresentar a política de comercialização para 2012.
O coordenador do Departamento de Fomento, da unidade de Passo Fundo, engenheiro agrônomo Fábio Júnior Benin destaca que a oleaginosa é uma alternativa viável aos produtores para o período do inverno, época em que uma boa parte das áreas de plantio estão ociosas. “Verificamos que no Rio Grande do Sul dos 5 milhões de hectares destinados para a produção agrícola somente 1,5 milhão é ocupado com o trigo e demais culturas, resta assim uma área significativa para o incremento da produção de canola,” pontuou.
Fomento
Em 2011 a BsBios fomentou nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná aproximadamente 25 mil ha de Canola. “Nosso objetivo é crescer ano a ano com qualidade em área plantada, estimamos um crescimento de 30% em 2012. Atualmente atuamos em mais de cem municípios nos três estados do sul do país,” destacou Benin. A empresa fornece suporte técnico e garantia de comercialização, além do suporte prestado pelos parceiros de negócio.
O agrônomo Benin ainda destaca que os interessados em fazer o plantio de canola podem procurar o estande da empresa na Expodireto para firmar parcerias. “Esse é um momento importante, pois com esse ato damos garantias de compra e preço ao produtor que irá plantar Canola, através da contratação da produção,” afirmou. Durante a feira também serão assinados termos com as instituições financeiras Sicredi, Banrisul e Banco do Brasil para o incentivo a produção de Canola, bem como, também será renovado o contrato de cooperação técnica com a Emater/RS para garantir o crescimento de área. Neste ano uma das novidades no estande é a destinação de um espaço voltado às crianças e aos adolescentes. De forma lúdica eles também poderão aprender sobre os benefícios do biodiesel. “O Bio jogo será uma ferramenta para agregar conhecimento, eles poderão jogar no local e/ou levar para casa. O que nós pretendemos é conscientizar as novas gerações sobre a importância da energia renovável,” salientou o diretor presidente.