Em sua quarta edição o MD Horse Show – Concurso de Saltos Nacional – já se consolidou como um dos maiores eventos hípicos da categoria, garantindo espaço na agenda oficial da CBH, Confederação Brasileira de Hipismo, e conquistando cada vez mais o público e os competidores que participam desta grande festa do hipismo. O lançamento para a imprensa aconteceu na quinta-feira à noite. Uma das novidades é de que a partir desta edição, o MD Horse Show será temático. Contando com a presença de atletas renomados e com uma equipe de organização focada em resultados, o IV MD Horse Show promete mais um evento de grandes surpresas, que vão desde premiações em espécies que ultrapassam os 290 mil reais até a proposta temática que envolve o evento. O empresário Maurício Dal Agnol agradeceu a parceria com os veículos de comunicação e disse que Passo Fundo já pode ser considerada a Capital Nacional do Hipismo, já que não existe no país evento com a estrutura e divulgação como temos aqui.
A meta deste evento era de atingir a marca de 260 conjuntos inscritos, o que foi superada em duas semanas de inscrições. Hoje o evento conta com 269 conjuntos inscritos e mais de 74 conjuntos em fila de espera. Para atender a esta demanda serão montados dormitórios mobiliados e baias móveis para abrigarem os animais e os tratadores com todo conforto, durante a competição, outro ponto importante a se destacar é o da praça de alimentação que contará com doze espaços para lanches e refeições que variam de bufê a sanduíches. Estima-se que mais de 80% da rede hoteleira do município de Passo Fundo estará sendo utilizada para o evento, o que sugere também uma movimentação econômica significativa no serviço de transporte e alimentação local.
Cavaleiros medievais
Buscando trazer a temática medieval e os valores de ética – honra – lealdade que vigoraram em uma época de batalhas e grandes feitos heróicos de cavaleiros fictícios e históricos é que se debruça o IV MD Horse Show. Um evento que foi pensado para transmitir uma mensagem de amor ao esporte e valorização da vida em respeito ao outro, que surgiu após uma reunião sediada em setembro de 2011, no Centro Hípico e Haras MD, que reunia o Grupo V e VI da FEI (Federação Internacional de Esportes Equestres), que dentre tantos assuntos discutiram a ética no esporte e fizeram um apelo às Confederações que buscassem estimular as Federações e estas às Escolas de Equitação e Centros Hípicos a desenvolverem projetos que tratassem deste tema, resgatando estes valores no cotidiano dos atletas e dos alunos apaixonados pelo esporte.
Pensando nesta proposta, se buscaram referências medievais fictícias e reais para tratar deste tema de forma leve e descontraída. Acreditando ser este o primeiro evento temático medieval, a organização do evento se deteve na temática literária de Miguel de Cervantes, mas precisamente em sua obra Don Quijote de la Mancha, com o intuito de resgatar os valores de ética, honra e lealdade por meio da busca da realização de sonhos que vêm ao encontro ao universo cavaleiresco.
Desde a cenografia local, por meio de pontes levadiças, carroças, moinhos até os personagens daquela época, serão retratados, buscando trazer para a atualidade um pouco da idade média, seus costumes, ideais e anseios políticos e econômicos. Tudo planejado para encantar atletas e visitantes para que estes de fato, sintam-se inseridos na história e percebam incutidos nesta proposta os valores que o IV MD Horse Show quer transmitir.
Dos cavaleiros de antigamente aos cavaleiros e amazonas de hoje em dia muito tempo se passou, mas a harmonia entre cavalo e homem se fortificou, ultrapassou séculos e se figurou em um belo exemplo de respeito e amor ao outro, fazendo disso a essência de um cavaleiro. O evento acontece de 23 a 25 de março de 2012 no Centro Hípico e Haras MD e tem entrada franca nos dois primeiros dias, já o dia da Grande Final, 25, a entrada é mediante convite, neste dia também acontece o show de encerramento do evento, com a dupla Guilherme e Santiago, e tem por objetivo a confraternização entre os atletas e visitantes.
O II Circuito MD de Hipismo.
Evento que tem sua grande final durante o IV MD Horse Show, o II Circuito MD de Hipismo, tem sua primeira etapa marcada para Curitiba de 8 a 11 de março e sua segunda etapa agendada de 16 a 18 de março em Florianópolis. Para os primeiros colocados que participarem e pontuarem em todas as etapas do Circuito será atribuído uma premiação extra, total, em espécie de 100 mil reais.