Nublado, mas com calor

Clima será quente nos próximos dois dias. Temperatura máxima está prevista em 32ºC

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O final de semana será bastante quente, é o que afirma o observador meteorológico da Embrapa/INMET, Luis Sandri. Ele ainda diz que a tendência é as altas temperaturas permanecerem até o final do mês.  De acordo com a previsão realizada no observatório da Embrapa Trigo/INMET, o clima amanhã será parcialmente nublado com a possibilidade de chuva em áreas isoladas. A temperatura máxima está prevista em 32ºC, enquanto que a mínima deve ficar em 17ºC. No domingo, o céu ficará parcialmente nublado a nublado, com pancada de chuvas e possibilidade de trovoadas. A máxima também deve marcar 32ºC e a mínima fica em 17ºC. Em fevereiro, a decantação até agora 64,3 mm, 43% da média histórica para o mês. A última chuva considerada boa foi na última quarta-feira (22), onde choveu 16,8 mm. Vale ressaltar que desde novembro de 2011, o estado sofre com a estiagem, decorrente do fenômeno La Niña.

Precipitação
O Centro Estadual de Meteorologia (Cemet/RS), pertencente a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) divulgou nota técnica que descreve a precipitação pluvial ocorrida em fevereiro de 2012 no Rio Grande do Sul e as consequências no desenvolvimento das principais lavouras produtoras de grãos (feijão, milho, soja e arroz) e das pastagens. O CemetRS indica o enfraquecimento do fenomeno La Niña e a transição para um período mais neutro entre os meses de março e abril. Na primeira quinzena de março as chuvas deverão ser mais significativas, principalmente no Oeste e na Metade Norte. Na segunda metade do mês, ocorrerão períodos mais secos, na maior parte do Estado. Ainda deverão ocorrer ondas de calor, porém não tão intensas como as que ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro. Para o mês de abril a tendência é de chuva normal, e podem ocorrer ondas de frio devido ao ingresso de massas de ar de origem polar.

Volumes
Considerando-se os dados meteorológicos de 01 a 23 de fevereiro, os volumes de precipitação pluvial acumulada foram acima de 75 mm na maior parte do Estado. Os maiores valores (acima de 100 mm) ocorreram na metade sul.  Na metade norte, o volume acumulado no mês variou entre 50 mm  e 100 mm, especialmente nas regionais Emater Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul e parte da regional Santa Rosa. Nestas regiões, o volume acumulado representou entre 30% e 70% do esperado para o mês. A situação de estiagem foi agravada na regional Erechim, na qual a precipitação pluvial correspondeu, aproximadamente, a 30% a 50% da média.

Gostou? Compartilhe