O ano que engrena hoje para quase todos os brasileiros, inicia cinzento em Passo Fundo, mas por boa causa. Depois de um período de estiagem a promessa de permanência de chuva representa um alívio. De sábado até domingo pela manhã choveram 21,6 milímetros e o total acumulado do mês, até a tarde de ontem (26), é de 86 mm. A informação é da estação meteorológica da Embrapa Trigo de Passo Fundo, que aponta a incidência pluvial registrada equivalente a 58% da média normal para fevereiro que é de 148 mm. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa/INMET, Luis Sandri, a previsão para os próximos dias é predominância de instabilidades e também trovoadas a partir da metade da semana. “De segunda a terça-feira o tempo permanece nublado, com pancadas de chuva. Na quarta e quinta-feira segue a mesma instabilidade com possíveis trovoadas”, relatou.
Para a lavoura, Sandri avalia, os 21,6 mm do final de semana são uma marca boa embora tenham cheguado tardiamente, amenizando pouco o impacto da estiagem sobre a soja. “Seria melhor se tivesse chovido antes. Para açudes e reservatórios essa chuva ainda foi pouca, é necessário muito mais”. O observador meteorológico informa também que o clima abafado deve permanecer devido a umidade, combinada às altas temperaturas. As máximas variam entre 29°C e 30°C e os termômetros devem registrar como mínimas variando de 17°C a 18°C.
O ano que engrena hoje para quase todos os brasileiros, inicia cinzento em Passo Fundo, mas por boa causa. Depois de um período de estiagem a promessa de permanência de chuva representa um alívio. De sábado até domingo pela manhã choveram 21,6 milímetros e o total acumulado do mês, até a tarde de ontem (26), é de 86 mm. A informação é da estação meteorológica da Embrapa Trigo de Passo Fundo, que aponta a incidência pluvial registrada equivalente a 58% da média normal para fevereiro que é de 148 mm. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa/INMET, Luis Sandri, a previsão para os próximos dias é predominância de instabilidades e também trovoadas a partir da metade da semana. “De segunda a terça-feira o tempo permanece nublado, com pancadas de chuva. Na quarta e quinta-feira segue a mesma instabilidade com possíveis trovoadas”, relatou. Para a lavoura, Sandri avalia, os 21,6 mm do final de semana são uma marca boa embora tenham cheguado tardiamente, amenizando pouco o impacto da estiagem sobre a soja. “Seria melhor se tivesse chovido antes. Para açudes e reservatórios essa chuva ainda foi pouca, é necessário muito mais”. O observador meteorológico informa também que o clima abafado deve permanecer devido a umidade, combinada às altas temperaturas. As máximas variam entre 29°C e 30°C e os termômetros devem registrar como mínimas variando de 17°C a 18°C.