Os estudantes da Universidade de Passo Fundo passam a contar, desde ontem, com o serviço de almoço e janta no estilo ‘bandejão’. A Fundação Universidade de Passo Fundo atendeu a uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica. O bandejão já está em funcionamento no Centro de Convivência, campus I da Universidade. De acordo com o professor Celso Gonçalves, presidente da FUPF, com a parceria que foi feita com o Restaurante Universitário (RU), alunos e funcionários poderão almoçar, de segunda à sexta-feira, por um preço bastante acessível e com uma alimentação balanceada. Segundo a proprietária do RU, Sandra Trentin, será oferecido um buffet com arroz, feijão, um pedaço de carne e a possibilidade de escolher acompanhamentos como polenta, batata ou massa, além de salada de alface. O almoço terá o preço de R$ 4,00 para alunos e funcionários.
Ampliação para atender a demanda
Para atender o aumento da demanda, a FUPF também está ampliando a capacidade do Centro de Convivência em aproximadamente 15%. Serão mais 60 a 80 lugares que estarão à disposição na primeira semana de março.
Bandeira
A luta por um restaurante, realmente universitário, que tenha as características do popular bandejão, sempre foi uma das principais bandeiras que mobilizou o movimento estudantil da Universidade de Passo Fundo. A gestão da Unidade Vai Nascer a Novidade, elencou essa proposta como uma das três principais de sua administração, que ainda contemplam a Qualidade de Ensino e a tão sonhada Casa do Estudante.
Os trabalhos de mobilização iniciaram-se quando o DCE lançou no 1º Encontro dos Estudantes do Prouni realizando no dia 11 de agosto de 2011. Nesse evento, uma enquete apontou que mais de 60% dos entrevistados consideram a alimentação oferecida no campus como ruim ou péssima devido ao alto custo das refeições. O DCE constatou que no mercado externo há uma grande diferença nos preços em relação aos praticados dentro da instituição. O levantamento atingiu um total de 1.252 acadêmicos dos mais diversos cursos. Após isso várias reuniões com a Fundação, Reitoria e vices-reitorias foram realizadas, discutindo alternativas para a questão da alimentação.