O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, desde 2008 conta com uma equipe de profissionais de diversas áreas que compõem um grupo de estudos voltado ao aprimoramento e recuperação de feridas. O grupo é composto por psicólogo, enfermeiros, nutricionistas, farmacêutico e médico que buscam o atendimento especializado e estabelecido de acordo com protocolos específicos para o melhor atendimento aos pacientes.
Denominado Grupo de Pele, os profissionais realizam em um consultório que foi inaugurado em outubro de 2011, o atendimento ambulatorial aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) egressos do HSVP. “Os atendimentos são feitos por profissionais treinados que utilizam recursos qualificados, além de possibilitar a opção por medidas terapêuticas modernas”, ressaltou o enfermeiro auxiliar da chefia de Enfermagem, Michael Amarante. Desde o inicio dos atendimentos, 20 pacientes realizam acompanhamentos periódicos. “Após a alta do hospital, os pacientes buscam o atendimento ambulatorial para realizar os curativos, após permanecem em acompanhamento até a liberação médica”, enfatizou. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira em uma sala junto ao Ambulatório do SUS, localizado na rua XV de Novembro.
Treinamento
Cerca de 180 novos funcionários, que compõem a equipe da Enfermagem, participaram de um treinamento que visa informar os protocolos que o HSVP utiliza para atendimento, acompanhamento e evolução das lesões de pacientes internados. “No treinamento apresentamos o trabalho que o Grupo de Pele realiza com os pacientes egressos do HSVP e repassamos procedimentos que devem ser realizados com os pacientes que ainda estão internados”, informou Michael. Na oportunidade foi apresentada a tecnologia utilizada pelo HSVP em seus procedimentos e a nova equipe de Enfermagem foi treinada para o auxilio na realização dos procedimentos de curativos. Com o trabalho realizado pelo Grupo de Pele e os treinamentos, o HSVP procura incentivar os colaboradores para a capacitação e novos conhecimentos.