O horário de atendimento aos aposentados e pensionistas do INSS será ampliado em quatro horas a partir desta quinta-feira (1º) na agência de Passo Fundo. A mudança é uma determinação federal e acontece em decorrência da redução na carga horária dos servidores que trabalham no atendimento ao público. Segundo o gerente regional do INSS, Adair Carlos Maciel a carga horária passou de oito horas intercaladas para seis horas ininterruptas e com isso a agência vai funcionar das 7 h às 17 horas, sem parar o atendimento externo às 14 horas como atualmente acontece.
Atualmente a agência de Passo Fundo atende aposentados e pensionistas de oito cidades da região, além de Lagoa Vermelha, que desde o ano passado não possui médicos peritos. A média de atendimentos chega a 500 por dia, que segundo Maciel, não deve aumentar. “O objetivo é atender os usuários de forma mais rápida nos horários de maior fluxo com reforço no atendimento”, afirmou.
Em relação a demora nos agendamentos das perícias, que atualmente é de 82 dias de espera, o gerente afirmou que a situação somente será normalizada depois da contratação de mais funcionários do novo concurso. No total serão quatro servidores e dois médicos peritos. “Somente depois de maio teremos condições de reverter ou amenizar estes agendamentos”, disse. A justificativa, segundo ele é a falta de funcionários e ainda a demanda reprimida da agência de Lagoa Vermelha. “Os médicos peritos de Lagoa Vermelha se aposentaram e com isso nosso trabalho aumentou 30%”, relatou. Em Passo Fundo, hoje trabalham 24 servidores e oito peritos médicos.
Resolução
A partir de 1º de março, mais de 650 Agências da Previdência em todo o país passam a funcionar das 7h às 19h, sem interrupção. A decisão faz parte de um acordo fechado entre o Instituto e representações de servidores, que modifica a carga horária do pessoal que lida diretamente com o atendimento ao público.
Horário de atendimento
Até hoje – das 8h às 14h
A partir de quinta-feira (1º) – das 7h às 17h