Temperatura deve baixar nesta quarta-feira

Previsão aponta para pancadas de chuva por vezes forte no último dia do fevereiro mais quente dos últimos 32 anos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir de hoje o clima começa a mudar. Além da chuva, que deve aparecer com força, a temperatura cai. E quem estava acostumado com um fevereiro quente, com máximas ultrapassando os 30ºC, agora terá que conviver, pelo menos por alguns dias, com máximas em 26ºC. “Tivemos este ano os primeiros 20 dias mais quentes do mês de fevereiro nos últimos 32 anos e também a temperatura mais alta, no dia 19 de fevereiro, de 34,7ºC. Até então a mais alta tinha sido 34,5ºC, no ano de 2005”, destaca o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. De acordo com ele, a média de temperatura máxima em fevereiro é de 28ºC e este ano foi de 32ºC, ou seja, 4 graus acima da média.

Já as chuvas, escassas em janeiro em fevereiro, devem normalizar com a entrada do mês de março, quando está indicado o início do enfraquecimento gradual do fenômeno La Niña. “As chuvas logo estarão vindo na quantidade certa”, afirma Sampaio. De acordo com prognóstico emitido pelo Inmet/CPTEC, a indicação é de que em março as chuvas até possam ficar um pouco abaixo da média, mas com indicativo de que a partir de abril voltam a ficar dentro da média e até um pouco acima em todo o Rio Grande do Sul.

Assim, a previsão é de que o outono, que começa na madrugada do dia 20 de março, às 2h14, deverá ser normal. “Por enquanto não há indicativo de que aconteça um novo evento, como El Niño. Os boletins estão indicando que por enquanto teremos um outono, principalmente a partir de abril, dentro da normalidade, tanto com chuvas como temperaturas”, salienta o observador.

Sampaio lembrou ainda que, a partir do mês que começa amanhã, as madrugadas quentes e abafadas estão com os dias contados. “Do dia 10 de março em diante já começam entrar frentes frias com maior frequência e o encontro dessas massas de ar frio com o ar quente, muitas vezes é o faz com que ocorram aquelas chuvas mais uniformes e melhor distribuídas”, ressalta.

Previsão
Nesta quarta-feira (29), uma frente fria de intensidade forte, que se forma no Sul e Oeste do estado, e deve avançar para o Norte, provoca pancadas de chuva por vezes forte, acompanhada de descargas elétricas e ventos de moderada a forte intensidade. Essas condições possibilitam ainda a queda de granizo em pontos isolados. A temperatura mínima fica por volta dos 19ºC e máxima não deve passar dos 26ºC.

Na quinta-feira (1º) as condições meteorológicas continuam favoráveis às pancadas de chuva por vezes fortes, com descargas elétricas de forte intensidade, ventos de moderado a forte e possibilidade de queda de granizo em pontos isolados, “mas com chuva na quinta-feira será de quantidade significativa e mais distribuída”, comenta. A mínima fica em 19ºC e a máxima em 26ºC.

Na sexta-feira (2), devido à nebulosidade, ainda podem ocorrer chuvas esparsas no decorrer do período. A temperatura mínima deve ficar em 17ºC e máxima em 28ºC.

No sábado (3) e domingo (4), o céu já volta a ficar claro a parcialmente nublado. A mínima, no sábado, será de 18ºC e a máxima, de 30ºC. No domingo as temperaturas aumentam um pouco, com mínima em 20ºC e máxima em 31ºC.

Chuvas

Até o dia 28 de fevereiro, a quantidade de chuva tinha atingido 86 milímetros, o que representa 58% da média de 148,3 milímetros. Deste total, 48 milímetros ocorreram entre os dias 21 e 26 de fevereiro, “foi a melhor quantidade de chuva do mês e que acredito que amenizou a situação de estiagem”, completa Sampaio.

Gostou? Compartilhe