O contrato de aquisição do terreno onde serão construídos os Loteamentos Canaã I e Canaã II, no bairro Leonardo Ilha, foi assinado ontem à tarde, 29, na Creche Comunitária do bairro. No local serão construídas 210 moradias, a um custo total de R$ 11milhões. Os recursos são provenientes de uma nova modalidade de financiamento para habitação, dentro do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades, através do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), que permite que as organizações como cooperativas, associações ou entidades privadas adquiram a área destinada à construção das moradias.
Na solenidade de assinatura do contrato estiveram presentes o vice prefeito e secretário municipal do planejamento Renê Cecconello, o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Miguel Scheis, o secretário municipal da Habitação, Claudemir Daron e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Ruben Valter Grams.
A iniciativa, coordenada pelo Grupo de Mulheres Unidos Venceremos, teve início nos anos de 2006 e de 2008, quando, através do Crédito Solidário do Governo Federal, foram construídas 20 novas moradias e outras 20 foram reformadas. “Estes projetos foram um sucesso. Conseguimos manter as prestações de conta em dia, e estabelecemos uma boa relação com o Ministério das Cidades e com a Caixa Econômica Federal. A partir disto, fomos chamados para participar do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades e deu tudo certo. Levou dois anos para que isto fosse concretizado, mas agora estamos dando um grande passo para que estas casas saiam do papel”, explicou a coordenadora do grupo de mulheres, Joselina dos Santos de Almeida.
Segundo o secretário Cecconello, para que a compra do terreno pudesse ser aprovada e o projeto fosse adiante, foi necessário transformar a área a ser adquirida em perímetro urbano, já que, inicialmente, parte da área fazia parte da zona rural do município. “Ampliamos o perímetro urbano e foi a única mudança que fizemos nos últimos três anos, transformando em uma zona de uso social que permitisse este empreendimento”, afirmou.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis