Coleta seletiva é expandida para os bairros

Lixo reciclado terá recolhimento uma vez por semana em alguns bairros. Quatro galpões de reciclagem receberão o material

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir de abril, a Codepas vai ampliar o sistema de Coleta Seletiva na cidade. Atualmente, a coleta de lixo seco e reciclável atende somente a área central, através dos contêineres e 700 pontos fixos espalhados pelos bairros. Com a aquisição de um novo caminhão, no valor de R$ 275 mil, coleta ser expandida para toda a população quatro grandes regiões da cidade uma vez por semana.

O critério para inclusão dos primeiros bairros a serem beneficiados foi a produção de lixo e os bairros localizados próximos dos galpões de reciclagem. Segundo o diretor presidente da Codepas, Saul Spinelli, os bairros atendidos compreendem a região da Lucas Araújo, Vila Luiza, Vergueiro e Menino Deus. Nestes bairros são recolhidos em média cerca de 500 toneladas de lixo por mês.

Para realizar o trabalho a Codepas conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, o Projeto Transformação da Cáritas e a Associação Ensine a Pensar. Mas especialmente precisa do apoio da população para separar os materiais e depositar o lixo nos dias corretos da coleta. “É importante que o material para a coleta seletiva seja colocado na rua no dia correto e que não esteja misturado com o lixo orgânico para não dificultar o trabalho nos galpões de reciclagem”, disse Spinelli.

Lixo reciclado
No centro da cidade, onde estão instalados cerca de 340 contêineres, o município coleta em média 37 toneladas de lixo diariamente. Destes, 11 toneladas são depositados nos contêineres azuis de lixo, que podem ser reciclados. Os equipamentos laranja são destinados para os resíduos orgânicos. Conforme Saul, a região produz muito mais lixo seco do que coleta, mas a separação correta ainda não é um hábito de todos. Estima-se que das 120 toneladas de lixo produzidas diariamente na cidade, cerca de 40% dos resíduos estão sendo reciclados.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe