O Ministério Público está encaminhando documentação ao município pedindo que informe o prazo estimado para o conserto da estrutura no pavilhão de reciclagem que fica no aterro e é utilizado pelos associados da Recibela. “Assim que receberem o ofício, os órgãos reponsáveis terão o prazo de 15 dias para apresentar uma resposta”, comenta o promotor Paulo Cirne. De acordo com ele, mesmo com o anúncio do prefeito de que serão feitas reformas no local, o Ministério Público vai acompanhar a situação “tanto pela importância da separação do lixo como pela necessidade dos trabalhadores que atuam no local”, avalia.
Entenda o caso
No dia 23 de fevereiro a chuva forte provocou o desabamento de parte da estrutura do prédio que há anos está em condições precárias. Além disso, a fiação elétrica e os motores da esteira estão expostos ao tempo com sérias possibilidades de provocar um choque elétrico. Os associados da Recibela continuam trabalhando na esteira de triagem localizada no pavilhão mesmo sabendo que a estrutura está comprometida
O secretário de Meio Ambiente, Clóvis Alves informou que durante uma reunião realizada nesta semana o prefeito Dipp autorizou algumas obras de melhorias no aterro sanitário e solicitou uma atenção especial para a infraestrutura do pavilhão. Segundo informações do secretário, também existe o comprometimento em fazer a pavimentação na entrada do aterro onde são despejados os resíduos direcionados para a esteira, o empedramento das ruas internas e a renovação do convênio com a Recibela. O convênio, que está vencido desde julho de 2011, abrange o pagamento do transporte dos recicladores, lona nova para a esteira e recursos para manutenção.