Passo Fundo tem terceira melhor nota no índice de desempenho do SUS

Meta no Ministério da Saúde é que os municípios alcancem a nota de 7 na pontuação geral dos quesitos analisados

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Passo Fundo registrou a terceira melhor nota (6,43) no Estado do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS) 2011 entre os municípios que oferecem atendimento de média e alta complexidade. O índice avaliou o acesso aos serviços de saúde e a efetividade desse atendimento entre os anos de 2007 e 2010. Ao todo, 24 indicadores já conhecidos (como taxa de mortalidade materna e quantidade de mamografias feitas a cada ano) foram usados no cálculo da nota.

Na pesquisa, divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (1), toda a estrutura de saúde do município, como hospitais, laboratórios e clínicas, passou pela avaliação. O resultado mostrou que Passo Fundo não está entre as melhores, mas também está longe da média brasileira (5,47) e da realidade de 20% dos municípios brasileiros que tiraram pontuação abaixo de 5. A média estadual ficou em 5.9, que apesar de baixa foi o terceiro melhor desempenho entre os Estados. A média dos municípios que compreendem a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde ficou em 6.22. Os conceitos variam em uma escala de 0 a 10. No quesito de acesso aos serviços de saúde, Passo Fundo alcançou segunda maior média (6.16) do Estado. Já na avaliação da efetividade dos serviços, a pontuação foi maior (7.74).

O secretário municipal de saúde, Jairo Caovila, disse que o município tem tido bons resultados na saúde, mas ainda é preciso melhorar. "Alcançamos uma média próxima da meta do governo federal, que é 7. Isso significa que o nosso grau de satisfação, apesar das dificuldades, está dentro de um patamar adequado se compararmos com os serviços que a maioria dos municípios oferece”, destacou.

Sobre as deficiências, Caovila, citou a demora no atendimento como grande problema. "Nós atendemos praticamente toda a população do município (184 mil) a cada três meses, mais de mil pessoas diariamente na farmácia central e pelo menos duas mil consultas diárias. Com esta abrangência são grandes as chances de reclamações já que com os recursos que recebemos é impossível atender todos imediatamente”, relatou.

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