Na perspectiva da Campanha da Fraternidade 2012 e iniciando os trabalhos de mobilização e motivação dos agentes Cáritas, foi realizado na última terça-feira o primeiro encontro de animadores da entidade este ano. A atividade buscou ouvir as demandas dos voluntários e coordenadores paroquiais, permitindo o planejamento das ações desenvolvidas pela Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo.
Neste ano, o tema da Campanha, lançada na última semana em todo o país, é “Fraternidade e Saúde Pública”. Além de discutir essa temática com os participantes do encontro, foi também abordado o planejamento de questões como o acesso a recursos, bem como o andamento das atividades desenvolvidas, tanto pelas Cáritas Paroquiais como pela Arquidiocesana.
De acordo com Luiz Costella, coordenador da Cáritas Arquidiocesana, o encontro é importante por valorizar a participação e o empenho de todos dentro da atuação da entidade. “Fazemos cerca de 10 encontros por ano, mas esse é especialmente significativo porque é o que as pessoas trazem os planejamentos das equipes paroquiais de cáritas. Esses planejamentos são partilhados a fim de buscarmos uma forma de se organizar para poder acompanhar os trabalhos que vão ser desenvolvidos pelas equipes paroquiais e pelos grupos”, afirmou Costella.
Uma proposta de reflexão sempre é desenvolvida nesses encontros. Dessa vez, a ideia em debate relacionou-se também à Campanha da Fraternidade deste ano, com uma dinâmica sobre a Saúde e a Vida.
Entre representantes das Cáritas Paroquiais, voluntários, coordenadores de grupos e a equipe da Cáritas Arquidiocesana, cerca de 20 pessoas participaram deste primeiro encontro do ano, na sede da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo.