As eleições das associações de moradores de Passo Fundo deste não serão realizadas em vários bairros. Das 94 afiliadas da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf), apenas 62 realizarão a escolha da nova diretoria. A Chapa 07 a concorrer a diretoria e conselho fiscal da Uampaf acredita que fatos como esse apontam para o desmantelamento do movimento comunitário na cidade. A prioridade do grupo liderado por Valdir de Almeida e Maria de Fátima Ferreira, candidatos a presidente e primeira vice-presidente respectivamente, é reverter esse quadro e fortalecer a representatividade da entidade.
Almeida acredita que o movimento comunitário atualmente é marcado pelo atrelamento ao poder público. “Isto dificulta muito a ação do líder comunitário e dificulta ainda mais as conquistas das demandas que a comunidade apresenta porque como você vai cobrar ou brigar com o teu patrão, aquele que te paga”, justifica criticando que muitas vezes os integrantes da diretoria da Uampaf trabalham ou estão ligados de alguma forma ao poder público municipal. Para ele este é um fator que contribui para o enfraquecimento da entidade e mesmo das associações de moradores. Ele propõe um grupo completamente desvinculado da administração municipal para ter independência de atuação. “Nenhum dos integrantes está comprometido com o governo, nenhum é funcionário do poder público municipal. Partimos desse ponto a busca da independência e autonomia do movimento comunitário”, reitera.
Na opinião do candidato a presidente, a Uampaf precisa capitanear uma verdadeira união das associações e buscar interagir com os outros setores da sociedade. “Ela deveria ser a mais representativa da sociedade porque tem como base as associações de moradores e teoricamente todos estamos inseridos nesse contexto, mas é preciso que a gente possa interagir com os demais setores organizados da nossa comunidade”, pontua.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis
|