CEEE testa telecomando na subestações da Santa Marta

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Até a próxima semana, a CEEE realiza os testes finais para a implantação do Centro de Telecomando de Subestações da região Norte do Estado. O Centro está localizado na Subestação (SE) Santa Marta da CEEE, em Passo Fundo. O projeto de Telecomando, que é o controle à distância das subestações, incluirá ainda as subestações Lagoa Vermelha 2 (230/138kV), Panambi (69/23kV) e Tapera 2 (230/69kV). Todas serão controladas por esse Centro com sistema integrado de supervisão, controle e proteção. A medida oferecerá maior confiabilidade na operação do sistema e na realização de manobras mais rápidas e seguras quando for necessário restabelecer o fornecimento de energia em casos de falta de luz.

O chefe da seção de Operação Norte, Luiz Zapanni, afirma que um dos principais pontos de melhoria é que os técnicos poderão monitorar o sistema instantaneamente. “Todas as SEs estarão sendo acompanhadas, permitindo agilidade na hora de recompor eventual falha. Nenhuma subestação que estiver telecomandada ficará desassistida. É o sistema que muda, mas haverá sempre profissionais capacitados na região para ir ao local e resolver o que for necessário”, pondera. O chefe do Departamento de Operação de Instalações, André Boff Cruz, salienta o fato de a nova tecnologia permitir a realização de manobras praticamente em tempo real, a partir de comandos originados no Centro de Telecomando. “Isso significa maior rapidez no restabelecimento de anormalidades, mais confiabilidade no sistema e redução de possíveis falhas de operação”, avalia.

Para viabilizar o comando à distância, foram instalados equipamentos digitais de ponta nas subestações e no Centro de Telecomando, além de adequações do sistema de transmissão de dados. A expectativa é de que, até o fim de 2014, todas as onze subestações que compõem a Seção de Operação Norte estejam telecomandadas. No caso de subestações antigas, parte dos equipamentos de controle e dos relés de proteção está sendo substituída gradativamente por materiais modernos, a fim de possibilitar o telecomando também nessas unidades. Este será o terceiro Centro de Telecomando da Companhia. Os dois já instalados ficam em Canoas e Caxias. Além de Passo Fundo, estão previstos outros dois em Gravataí e Pelotas.

Gostou? Compartilhe