A Secretaria do Planejamento Gestão e Participação Cidadã (Seplag), buscando integrar os diversos órgãos do governo nas regiões funcionais do Estado, coordena neste mês de março os Fóruns Regionais nas nove macrorregiões do Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira (9), as discussões acontecem a partir das 9h, na Câmara Municipal de Passo Fundo.
O titular da Seplag, João Motta, acompanha os debates que tem como objetivo reunir todos os órgãos do governo, entre secretarias, conselhos, Brigada Militar, Polícia Civil, IGP, Corsan, Ceee, Banrisul, e outros que tenham representação governamental na região. "A idéia é organizar uma proposta metodológica para elaboração do Orçamento do Estado de 2013. Além disso, vamos discutir o calendário do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã que se inicia em abril com as Audiências Públicas", lembra Motta. O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, também acompanha a atividade.
Após a realização de audiências públicas no mês de abril, o debate participativo do Orçamento 2013 segue no mês de maio com assembleias municipais, em junho com Fóruns de Delegados, e no dia 4 de julho acontece a Votação de Prioridades em todo o Estado. No mês de agosto, o processo será finalizado com o Fórum Estadual da Participação Popular e Cidadã.
Segundo Nelson Cunico, diretor adjunto do Departamento de Participação Cidadã da Seplag, o Fórum é um lugar de integração do governo que vem cumprindo o trabalho de transversalidade. "É um trabalho de organização de agendas entre as secretarias, de forma que possamos realizar um calendário único de ações, entre tantas que o governo vem desenvolvendo", explica. A Região Funcional 9 - Alto do Botucaraí, Médio Alto Uruguai, Nordeste, Norte, Produção e Rio da Várzea, abrange 165 municípios.