Pai da ciência moderna, Galileu Galilei desafiou os conhecimentos da época. Foi cientista, inventor, matemático e filósofo. Ao tentar compreender o que estava além do conhecimento da época, deixou conceitos que até hoje são seguidos. Inspirado na personalidade e no trabalho deste homem, o Projeto Galileu é desenvolvido pela empresa Autonomia - de Porto Alegre. Com o objetivo de ensinar seus alunos formas de estudar, memorizando conteúdos e utilizando-se do estudo com antecedência, o Colégio Salvatoriano Bom Conselho implanta, a partir deste ano, o Projeto Galileu para alunos do Ensino Médio.
O projeto consiste em uma série de palestras, oficinas e cursos de formação que auxiliam os alunos em seu cronograma e método de estudos. O foco é na construção de objetivos e na realização de um planejamento. A funcionalidade do projeto se dá a partir de módulos. O primeiro compreende a fase da organização do estudo e de que forma fazê-lo. O segundo módulo propõe a criação de uma lista de leituras básicas e, ainda, direciona a oficina para o estudo da química e da física. O terceiro passo do projeto foca no estudo da matemática, além de analisar a melhor forma de guardar - mental e fisicamente - anotações. Também são apresentados aos alunos conceitos e dicas a respeito do vestibular, do ENEM e do próprio desempenho em provas e trabalhos escolares.
Durante os dias 7 e 8, alunos do Bom Conselho deram os primeiros passos no desenvolvimento do Projeto. Vindos de Porto Alegre, os professores Fábio Mendes e Rafael Korman, construíram, junto com os alunos, a metodologia a ser trabalhada durante o ano todo. O projeto envolve, além das palestras e oficina, música e dinâmicas em grupo. Ao fim, uma avaliação permite que o aluno receba acompanhamento de forma individual e personalizada, visando a melhoria no seu rendimento e desempenho escolar.
Projeto Galileu: Bom Conselho ensina a estudar
· 1 min de leitura