Fórum Regional de Governo discute orçamento para 2013

Secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã participou da reunião com diversos órgãos do governo do Estado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo foi sede do Fórum Regional de Governo, que aconteceu durante a manhã de sexta-feira (9), na Câmara de Vereadores. As reuniões são realizadas pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag) e abrangem diversos órgãos do governo. A Região Funcional 9 - Alto do Botucaraí, Médio Alto Uruguai, Nordeste, Norte, Produção e Rio da Várzea, abrange 165 municípios.

Durante o mês de março, serão realizados fóruns nas nove macrorregiões do Estado para discutir a elaboração do orçamento do governo do Estado para o ano de 2013. Na reunião estiveram presentes representantes da Brigada Militar, secretarias, Corsan, Polícia Civil, CEEE e representantes governamentais, além da presença do titular da Seplag, João Motta. De acordo com o secretário Motta, a intenção do governo é dar conta da sua principal diretriz que é, segundo ele, a ampliação e a renovação da cidadania, fazendo com que a participação seja maior. “Não apenas com o modelo com o qual estávamos acostumados no Rio Grande do Sul, que centraliza em um único processo a possibilidade e a forma de a população decidir sobre um programa, projeto, ou recursos e posteriormente controlar a execução do que for decidido, portanto teremos além da internet, as plenárias regionais que discutirão o orçamento do Estado em 2013”, disse.

Outra novidade é a mudança no processo em que está inserida a participação popular. A partir do próximo ano, o processo de participação não terá mais uma parte do orçamento para a execução das demandas. “Iremos discutir o conjunto da peça orçamentária. Com as primeiras rodadas das audiências públicas regionais, teremos uma espécie de matriz orçamentária, poderemos ver as condições econômicas e financeiras do Estado, com informações sobre a execução do atual orçamento e as ações já aprovadas nas regiões e nas secretarias”, explicou o secretário.

A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe