Para representar as mulheres que fazem a diferença na sociedade passo-fundense o Jornal O Nacional revela três personagens especiais. A delegada Cláudia Crusius, a atleta Rosa Jussara e a presidente do grupo Mulheres em Busca da Vitória, Mara de Lourdes compartilharam um pedacinho das suas vidas. Histórias, profissões e talentos diferentes, mas que representam a força, a coragem e a dedicação de todas as mulheres. Um momento feito não apenas para receber flores, beijos e abraços, mas para refletir sobre as suas lutas diárias na conquista pelo seu espaço. Confira um trecho de cada uma dessas histórias. A matéria completa está disponível na edição impressa e também na edição digital de O Nacional. Assine já www.onacional.com.br/assinaturas.
A delegada
Perfil
Nome: Delegada Cláudia Cristina Santos da Rocha Crusius
Idade: 45 anos
Profissão: Delegada titular da Delegacia da Mulher
Cidade natal: Rio Grande/RS
Lema que segue: "Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque caráter é o que você realmente é, enquanto que reputação é apenas o que os outros pensam (ou dizem) que você é". (J.Wooden)
O bom humor e o jeito “Cláudia espontânea de ser” é a marca registrada dessa delegada que traz em sua personalidade a firmeza, a dedicação e a sensibilidade que a profissão exige. Sua sala na delegacia mostra indícios femininos por todos os lados: porta telefone cor de rosa, bibelôs, quadros e recordações de momentos e pessoas especiais pendurados pelas paredes. É esposa de um perito e mãe de uma menina de 7 anos. Filha única é natural de Rio Grande.
Na família ela é a primeira policial. Devido a profissão do pai, que era bancário, Cláudia passou boa parte da vida fazendo mudanças. Ela já passou por 11 cidades diferentes. Formou-se em Direito na PUC em Porto Alegre em 1989. Advogou por alguns anos, mas seu objetivo sempre foi concurso público. No ano de 1998, foi aprovada no concurso para delegado de polícia.
Vitoriosa em todos os sentidos
Perfil
Nome: Rosa Jussara Barbosa
Idade: 36 anos
Profissão: Atleta
Cidade natal: Alpestre/RS
Lema que segue: "Não tenho lema. Mas acredito que se você tiver determinação, dedicação, seriedade e gostar daquilo que faz, sem dúvida, você não medirá esforços pra alcançar seu objetivo”.
Rosa Jussara veio para Passo Fundo aos 18 anos para trabalhar e terminar o ensino médio. Morou por dois anos na casa de uma tia e na época não imaginava que faria uma faculdade e se tornaria a maior atleta mulher que Passo Fundo já teve. Trabalhou como doméstica e auxiliar de indústria. Ela sempre foi apaixonada por esporte. Jogou futebol de salão e fez kung fu, mas se identificou mais com a corrida. “Trabalhava como auxiliar de indústria em uma empresa na vila Mattos e morava na Petrópolis. Quando saia do trabalhado corria até em casa e poupava dinheiro com o transporte”, salientou Rosa.
A melhor amiga
Perfil
Nome: Mara de Lourdes Sampaio Lui
Idade: 48 anos
Profissão: Artesã
Cidade natal: Passo Fundo/RS
Lema que segue: "Ninguém é tão pobre que não pode ajudar ninguém”.
Mara é sinônimo de amizade. Sua casa sempre está aberta para as amigas. É casada há 30 anos, mãe de seis filhos e avó de dez netos. Nasceu no bairro Bom Jesus e de lá não pretende sair tão cedo. Ela já foi diarista, cozinheira e hoje é artesã. É considerada uma líder na comunidade e ajudou a transformar a realidade de suas vizinhas.
Há alguns anos, após ficar desempregada, convidou quatro amigas para ir até a sua casa e ensinou a arte de fazer crochê e tricô. Aos poucos, a casa de Mara estava cheia de moradoras em busca de uma ocupação diária. Anos depois, ajudou a fundar o grupo Mulheres em Busca da Vitória. Hoje, 17 mulheres compõem o grupo que recicla filtro de café, garrafa pet, alumínio, retalhos, potes e outras dezenas de objetos. Tudo isso também se transforma em renda. “Há 14 anos minha vida é dedicada para comunidade. As portas da minha casa sempre estão abertas. Hoje construímos uma Bom Jesus melhor”, comemora Mara.
A matéria completa está disponível na edição impressa e também na edição digital de O Nacional. Assine já www.onacional.com.br/assinaturas.