Já virou rotina o vandalismo

Dois contêineres de lixo foram queimados e a vitrine de loja foi quebrada. Vinte e nove equipamentos já foram destruídos desde a implantação do sistema

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os contêineres seguem como alvo de vândalos em Passo Fundo. Na madrugada desta segunda-feira (12), mais dois recipientes foram queimados na Rua Capitão Eleutério. Poucos metros dali, na Rua Moron, a vitrine de uma loja foi quebrada. O vidro tinha espessura de 12 mm. Os atos de vandalismo aconteceram cerca de 20 metros de distância de uma câmera de monitoramento.  De acordo com a empresa Contemar, já foram queimados 29 contêineres desde a implantação do sistema em novembro de 2010. O prejuízo total é calculado em R$ 37 mil reais.  São 350 pares – azuis para lixo seco e laranjas para lixo orgânico – distribuídos ao longo da cidade.

O representante da Associação Mais Moron, Eli Felipe dos Santos ressalta que a baderna continua exatamente no horário em que a Lei Municipal 4849 proíbe o estacionamento ao redor dos postos de conveniência. “Agora a confusão acontece das 17h à meia-noite, justamente no horário em que a lei restringe”, disse. Ele ainda justifica que a modificação da lei favoreceria apenas algumas pessoas que não residem na localidade. “A gente pede que os órgãos públicos responsáveis por fiscalizar sejam efetivos nessa questão”, desabafa.

Para Santos, o problema não é a diversão que os jovens buscam, mas sim a falta de limites e respeito aos moradores do local. “Se eles soubessem respeitar as normas e os limites, com certeza teriam muitos lugares para divertirem-se”, disse. Porém, ele reafirma que dado a continuidade dos acontecimentos, a comunidade não deixará que arruaceiros continuem prejudicando a vida dos residentes. “A sociedade está se mobilizando e unindo forças para pressionar os órgãos fiscalizadores e que tais delitos e atitudes reprováveis sejam reprimidos”, finalizou o representante da Mais Moron.

Gostou? Compartilhe