Uma delegação de cerca de 150 pessoas da 7ª Região MTG participa a partir desta quinta-feira (15) da 24ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), no Parque Eduardo Gomes em Canoas. Três ônibus, dois caminhões para transporte dos animais e mais outro baú com a cozinha campeira, seguirão para Canoas na madrugada desta quinta-feira para participar de mais de 20 modalidades campeiras e esportivas. Os campeões de cada prova garantem uma vaga no Rodeio Nacional de Campeões, promovido pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG).
Os participantes deste ano foram selecionados durante as provas regionais que aconteceram em fevereiro no Parque da Roselândia. Segundo a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, esta última seletiva regional reuniu mais de mil competidores. “O nível das provas regionais foi muito bom, por isso, este ano esperamos garantir o terceiro campeonato”, destacou. A região de Passo Fundo, que reúne 42 municípios, já recebeu o troféu de campeã da Fecars nos anos de 1996 e 2000. No ano passado, ficou com o vice-campeonato.
Provas e Seminários
Entre as modalidades campeiras disputadas estão Laço, Vara Parada, Cura do Terneiro, Pealos, Rédeas, Chasque e Gineteada. As categorias variam de acordo com a prova. Também são realizadas as provas esportivas com os jogos de Tava, Truco Cego e Truco de Amostra, Tetarfe, Bocha Campeira e Solo. Paralelamente às provas campeiras serão realizados dois importantes encontros culturais, o 25º Seminário Estadual de Prendas e Peões e o 13º Seminário de Cultura Campeira, nos dias 17 e 18 de março, sábado e domingo.