Semcas oferece cursos para inscritos no Cad?snico

Interessados devem procurar os CRAS ou a Universidade Popular para fazer a inscrição

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Até o dia 22 de março a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) está com inscrições abertas para mais de 20 cursos profissionalizantes. As vagas são destinadas para os membros dos grupos familiares inscritos do CadÚnico. “Temos 200 vagas abertas de um total de 800 que serão ofertadas durante o ano em quatro etapas”, explica o secretário da pasta, Adriano José da Silva. De acordo com ele, para participar é preciso ter a idade mínima de 18 anos e ser integrante de uma família com renda de até três salários mínimos. “Os interessados podem procurar os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e também a Universidade Popular (UP), no antigo quartel, para fazer as inscrições”, comenta.

Conforme o secretário, os cursos são de formação de mão de obra. “Temos diversos cursos, por exemplo, pelo Sest/Senat, para carteira de motorista, solda MIG, pedreiro, assentador de piso, encanador, eletricista, são mais de 20 cursos que estão sendo oferecidos, todos em parceria com o Sistema S”, completa. O aluno que frequentar as aulas terá um auxílio financeiro de R$ 0,50 por hora/aula e terá acesso ao meio de transporte estudantil.

Silva também explica que quem fizer o curso não vai perder os auxílios que recebe do governo. “Muitas vezes as pessoas não procuram com medo de que vão perder os benefícios, mas cabe lembrar que o governo está garantindo a manutenção do grupo familiar nos benefícios por mais dois anos mesmo a pessoa tendo conseguido emprego”, salienta.

 O programa

Os cursos estão sendo oferecidos pelo programa Pronatec – Brasil Sem Miséria, que é uma ação de formação profissional voltada para os beneficiários dos programas federais de transferência de renda. Os objetivos são ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio do incremento da formação e qualificação profissional. Além disso, objetiva expandir a abrangência da oferta de cursos de qualificação social e profissional considerando as variadas demandas por mão de obra qualificada.

Gostou? Compartilhe