A espera para a realização de perícias médicas na agência do INSS de Passo Fundo pode levar até 85 dias. Vários fatores contribuem para esta longa espera. O número de servidores, o período de férias nos meses de dezembro a fevereiro e o atendimento a demandas de outras agências que estão sem peritos são os principais. Novos servidores deverão ser deslocados de outras cidades para atenderem em Passo Fundo. Mesmo assim, a diminuição do tempo de espera será realizada gradativamente. Enquanto isso, os segurados precisam esperar para terem os benefícios liberados.
Casos como o da cobradora de ônibus N.M.T, de 46 anos, que preferiu não se identificar, estão á espera da realização da perícia. Afastada da empresa por motivos de saúde e sem o benefício, ela está sem dinheiro para pagar as contas e mesmo comprar alimentos e os medicamentos dos quais precisa. Ela sabe que quando tiver o benefício liberado irá receber os valores referentes ao período que esperou pela perícia. “Me disseram que daqui três meses vou receber tudo junto. As contas até posso contornar, pagar mais tarde com juros, mas para o meu estômago? Vou dizer o que pra ele? Fica 90 dias sem comer e depois tu come tudo junto?”, questiona.
O afastamento dela das atividades laborais aconteceu depois que foi assaltada e ficou na mira de uma arma. O pânico de entrar em um ônibus é tão grande que ela se quer consegue andar em um como passageira. “Fui assaltada e entrei em pânico de andar de ônibus. Os homens que me assaltaram eram meus passageiros todos os dias e eles iam e vinham conversando comigo. No dia do assalto um tinha uma pistola de dois canos. Não consegui mais trabalhar. Pego qualquer ônibus e entro em pânico. O ônibus começa a lotar e eu preciso descer”, conta. A ação foi rápida. Mas tempo suficiente para eles roubarem o valor do caixa, pertences da cobradora e ainda agredirem a um passageiro. A perícia agendada no dia 1º de fevereiro ficou apenas para o dia 23 de abril. Mais de 80 dias.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis