Temperatura caiu 11ºC em 24 horas

Os 12 mm de precipitação nesta quarta-feira serviram apenas para amenizar o calor dos últimos dias

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A chuva deu o ar da graça depois de 12 dias. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa/INMET, Ivegdonei Sampaio, a precipitação da chuva que ocorreu ontem (14) foi de 12 mm, totalizando 95 mm no mês. A média histórica de chuva no mês de março é 121,3 mm. Ainda assim, Sampaio afirma que a chuva de ontem serviu apenas para amenizar o calor intenso nos últimos dias.

Já as chuvas que atingiram o estado nos últimos dois dias não foram suficientes para aliviar a estiagem em algumas regiões, como o noroeste gaúcho, onde os volumes foram muito baixos. Na capital, choveu 46 mm nas últimas 24 horas (até as 10h de ontem) conforme dados do Inmet, sendo que a média mensal na capital é de 108 mm.

Em Passo Fundo, a temperatura registrou um declínio de 10ºC entre às 16h de terça-feira (13) até as 16h de ontem (14), caindo respectivamente de 31,5ºC para 20ºC. A sensação térmica na tarde desta quarta-feira chegou à 15ºC, fazendo com que muitos usassem roupas mais quentes, como moletons e casacos.

Previsão

Hoje o dia será nublado a parcialmente nublado com chuva na região norte e melhorando ao decorrer do dia. A temperatura máxima marca 26ºC, e a mínima deve ficar em 16ºC. A partir de hoje, as madrugadas irão registrar temperaturas mais amenas, porém o tempo deve seguir firme e seco até domingo, com mínima de 16º e máxima que não deve ultrapassar os28ºC. No fim de semana, o ar seco predominará no Estado, mas as temperaturas devem permanecer amenas, sem ondas de calor.

Conforme o meteorologista Flavio Varone, do Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS) da Fepagro, chuvas mais fortes podem ocorrer na Serra e Litoral Norte, bem como nos limites com Santa Catarina. Essas chuvas não têm distribuição uniforme, apresentando intensidade diversa em locais diferentes. Elas têm características de um fenômeno de verão, com conformações de pancada de chuva, diferentemente das chuvas de inverno, que tendem a ser mais contínuas e atingem mais áreas e de forma uniforme.

Gostou? Compartilhe