Para celebrar o Dia Nacional da Poesia, que aconteceu na última quarta-feira 14/03, o Colégio Marista Conceição preparou uma semana de programação especial para os estudantes. A ideia foi promover um momento de aprendizado e crescimento, onde se pudesse saber mais sobre o que é poesia e seu sentido nos dias atuais, ressaltando poetas importantes no contexto histórico cultural. Abrangendo desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e Ensino Médio a semana organizada pela Biblioteca do colégio teve momentos lúdicos, interativos e multimídias.
Na Biblioteca Infantil, os pequenos puderam acompanhar teatro de fantoches, declamação e canto de poesia. As obras trabalhadas foram “Um jeito bom de brincar” de Elias José, o livro “2 dedos de poesia” do escritor Luis Pimentel e a “A arca de Noé” de Vinícius de Moraes.
Já para a 6ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano Ensino Médio as atividades aconteceram na Biblioteca Central. O poeta escolhido para ser trabalhado foi Mário Quintana, por sua forte influência como escritor e por ser um poeta gaúcho. O tema escolhido permitiu ressaltar a Casa da Cultura Mário Quintana, de Porto Alegre e algumas de suas obras mais significativas. Além de destacar o seu conceito como um todo, o Dia Nacional da Poesia nada mais é do que uma homenagem ao nascimento do poeta Castro Alves.
Segundo a professora Rejane Pavin e Dione Feltrin, organizadoras das atividades, a semana foi muito proveitosa. “Realizar as atividades nas Bibliotecas foi uma experiência maravilhosa, considerando a importância do Dia do Nacional da Poesia. Optamos por atividades multimídia como música, recitação e teatro com fantoches, para despertar o maior interesse dos alunos. Pensamos algo que envolvesse todos os estudantes, então dividimos as atividades em dois momentos adequando aos dois ambientes e respeitando os níveis e séries de cada estudante.”
Além dos estudantes, os funcionários também participaram da programação que já está sendo pensada para 2013. “Acreditamos que essas atividades agregaram bastante aos alunos, despertando assim o gosto pela leitura, proporcionando também o aproveitamento do espaço Biblioteca, pois é o suporte ao estudante e professor. Tivemos grande apoio de todos do colégio e já estamos pensando na atividade para o próximo ano, tendo em vista o sucesso.” Ressaltam as organizadoras.