O lixo é problema seu

Passo Fundo possui cerca de 360 pontos de resíduos depositados irregularmente. A partir desses dados alarmantes uma espécie de força tarefa se forma para apoiar a campanha ?EURoeLixo, Problema Seu?EUR?

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um trabalho científico de especialização na área de gestão ambiental transformou-se em ferramenta de conscientização para combater o problema do lixo em Passo Fundo. Entidades ambientais, instituições públicas e privadas e veículos de comunicação se unem para apoiar a campanha “Lixo, Problema Seu”, lançada oficialmente na tarde de ontem (15) pelo Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) e Ministério Público Estadual. O objetivo é transformar a população em fiscais do lixo com a intenção de identificar os autores desse crime ambiental evitando a prática de depósitos inadequados de lixo e também despertar no poder público a necessidade de implantar uma política pública concreta e um plano de gerenciamento de resíduos.

Uma pesquisa realizada pela bióloga Carla Hegel em parceria com o Gesp mapeou e identificou centenas de depósitos irregulares de lixo na cidade. De junho a setembro de 2011 foram realizadas 42 vistorias que resultou em 816 quilômetros percorridos, 68 horas de esforço de campo e a triste constatação de 360 pontos de resíduos sólidos de origem doméstica, de construção civil, da indústria, do comércio e da limpeza pública. Esses depósitos foram encontrados principalmente em terrenos baldios e Áreas de preservação Permanentes (APPS).

Segundo o diretor do Gesp, Paulo Fernando Cornélio, uma situação grave e que necessita de uma providência urgente. “Convidamos a população para se tornar agentes fiscalizadores”, enfatizou Cornélio.

A Codepas realiza a coleta de lixo em praticamente 99% do município e a alta incidência de resíduos domésticos como garrafas pet e sacolas plásticas apontam a falta de conscientização e culpa dos próprios cidadãos. Além desses itens, também foram encontrados nesses pontos clandestinos sofás, colchões, armários, guarda-roupas, computadores, televisores, roupas, calçados e resíduos de construção civil.

 Denuncie

As denuncias podem ser feitas pelos telefones (54) 3312-2262 (Gesp) ou (54) 3311-5494 (Secretaria do Meio Ambiente). As autoridades pedem que se possível, a população registre a ação com fotos e anotem as placas dos veículos.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

 

Gostou? Compartilhe