Outono chega e La Niña se encaminha para o fim

Primeiro dia de outono, que começou às 2h14 de hoje, será de temperatura em ligeira elevação na região de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Desde as 2h14 de hoje, o Hemisfério Sul está no outono que, conforme definição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é a “estação do ano que se inicia quando o sol se aproxima do solstício de inverno. Caracteriza-se pela diminuição de temperaturas nas latitudes médias. Isto ocorre nos meses de março, abril e maio no Hemisfério Sul. Do ponto de vista astronômico, é o período entre o equinócio de outono e o solstício de inverno”.

Até as 20h09 do dia 20 de junho, quando então começa o inverno, o Hemisfério Sul estará numa estação de transição, caracterizada por grandes contrastes na temperatura e nas condições de chuva. Além disso, o primeiro dia da nova estação tem como principal característica dia e noite com duração igual, ou seja, 12 horas de dia (luz) e 12 horas de noite. “O outono é uma estação de transição, marcada por grandes contrates tanto de temperatura quanto de chuvas. É a transição entre o verão e o inverno. Na nossa região, temos que ter presente que o outono, em geral, é a estação mais seca do ano, época em que menos chove”, explica o agrometeorologista e pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha. De acordo com ele, o próximo mês, abril, é o mais seco, com média em torno de 118 milímetros de chuva.

O outono de 2012, porém, terá como principal evento o encerramento, que se projeta para o mês de abril, do atual fenômeno, o La Niña. “A grande marca será essa, o final do La Niña, que até então foi responsável por redução de chuvas em toda região Sul do Brasil e parte da Argentina e Uruguai”, salienta Cunha.

Além disso, a partir de agora podem ser registradas as primeiras ocorrências de geadas e as primeiras entradas de massa de ar polar, responsáveis pelos dias de temperaturas mais baixas. “Podemos ter temperaturas tão baixas como as que ficam abaixo de zero ou tão altas que passem dos 30ºC. Historicamente já tivemos temperatura mínima de -1,5ºC e máximas de 34ºC em outros dias durante o outono”, ressalta. Entretanto, a previsão é de clima predominantemente normal neste outono.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.  

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe