Semana da água terá abraço simbólico ao Rio Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A programação em comemoração à Semana Mundial da Água, com início marcado para esta quarta-feira, em Passo Fundo, terá atividades voltadas para estudantes das redes pública e privada, organizações religiosas e grupos de mães. Elaborada pela Agenda 21, juntamente com outras  entidades, a programação deste ano inclui o lançamento do  Projeto de Educação Ambiental Goio-En, o qual será executado através de uma parceria entre Prefeitura Municipal, APPA, Agenda Local 21, Universidade de Passo Fundo e Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). Confira abaixo as atividades previstas de quarta até sábado.

21/03 - Quarta-feira
Atividade nas escolas da rede pública e privada com o tema: água e esgoto.

    Prevista no calendário pedagógico das escolas como conteúdo curricular, a orientação é de que em cada sala de aula, indiferente da disciplina e nível escolar, aconteça uma reflexão sobre a água. “Na escola Ana Luísa Ferrão Teixeira, os alunos pretendem demonstrar a importância da água para cada órgão do corpo humano, através de ilustrações e montagens”  afirma a professora e integrante do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas, Lucinda Gonçalves Pinheiro.

22/03 – Quinta-feira
 Seminário de lançamento do Projeto de Educação Ambiental Goio-En

    Com lançamento marcado para às 14horas, no Centro de Eventos da UPF, o projeto tem o objetivo de esclarecer a população e capacitar multiplicadores sobre o saneamento como componente central  da garantia de um ambiente natural saudável. Orçado em R$ 250 mil, o projeto é financiado com recursos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada de Saneamento, e o Termo de Referência do Projeto foi aprovado pelo Conselho de Gestor do Fundo.

23/03- sexta-feira
Corsan nos bairros, enfoque: água e esgoto, no bairro Victor Issler, das 8h30min, às 17h.

Desde o início das obras de ampliação da rede de esgoto em Passo Fundo, uma equipe de profissionais a serviço da Corsan, desenvolve o chamado Trabalho Socioambiental (TSA), cujo objetivo é informar a população sobre o funcionamento, a importância e os benefícios do novo sistema de coleta e tratamento do esgoto. Na sexta-feira, o grupo, juntamente com funcionários da Corsan estará prestando esclarecimentos aos moradores  do bairro Victor Issler.

24/03 – Sábado
Abrace o rio Passo Fundo

A programação encerra  sábado, no Largo da Literatura, na avenida Brasil, a partir das 9h,  com o Mamaço. A iniciativa tem a intenção de  chamar a atenção para  importância da amamentação como um ato ecológico. “Além dos benefícios à saúde, a amamentação não produz resíduos, como papelão, metal e plásticos desperdiçados nas embalagens de leite e mamadeiras”, diz a enfermeira, Nelci Zorzi, do grupo Bem Acolher. A programação segue com uma celebração  Inter-religiosa,  envolvendo diversos grupos, denominações e organizações religiosas, e termina com um abraço simbólico ao Rio Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe