As mudanças na vida das pessoas nos próximos 10 anos serão mais intensas do que aconteceu nos últimos 100. Toda essa transformação afeta diretamente nas formas de consumo das pessoas. A divisão entre lojas físicas e virtuais já não é suficientes para atender a demanda. A integração entre os dois formatos é uma das apostas para o futuro do comércio, além do sistema de franchising, uma vez que é preciso ter escala para poder vender mais barato. A tendência para o futuro do varejo foi o tema de palestra proferida ontem por Gustavo Schifino, presidente da CDL Porto Alegre, em reunião almoço da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo.
As mudanças mais significativas que o cliente encontrará no varejo nos próximos anos estão ligadas à integração da tecnologia com o ponto de venda. De acordo com Schifino, em entrevista coletiva, essa interação incluirá também redes sociais, e-commerce e mobile commerce dentro da loja física. “É o e-commerce não mais acontecendo no ambiente da tua casa unicamente, mas comprando pela internet dentro da loja física. Isso tem sido uma experiência que tem sido muito relevante nos Estados Unidos porque você consegue encurtar ou tirar do momento da compra aquelas fazes que o cliente não gosta, o caixa, o pacote, levar o produto até em casa. Ele pode escolher o produto na hora e comprar pelo e-commerce”, explica.
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