Município sobe 1.6 mil posições no ranking do IFGF entre 2008 e 2010

O equilíbrio na liquidez das contas da Prefeitura de Passo Fundo influenciaram no desempenho do município

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A gestão fiscal de Passo Fundo deu um salto de qualidade nos últimos dois anos. É o que mostra o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), para avaliar a gestão fiscal dos municípios de todo o país. Segundo o índice, Passo Fundo passou de 2.166º no ranking brasileiro, em 2008, para 554º, em 2010. Já no Estado, o município passou de 351º, em 2008, para 155º em 2010.

A pesquisa foi baseada em dados de 2010 e comparada a indicadores do sistema em anos anteriores. Para compor o IFGF, a entidade analisa as estatísticas oficiais disponibilizadas todos os anos pela Secretaria do Tesouro Nacional. O cálculo é elaborado a partir de cinco indicadores: a capacidade de arrecadação própria de um município e a dependência do Estado e União, gastos com pessoal, capacidade de pagamento de fornecedores, dívidas e restos a pagar, investimentos feitos no município e comprometimento da receita com pagamento de juros e amortização de empréstimos de anos anteriores. O índice varia de 0 a 1, quanto mais próximo de 1 melhor é a gestão fiscal do município. Em 2010, o IFGF de Passo Fundo foi de 0.7138, considerada uma boa gestão.

Segundo o índice, um dos fatores que influenciou no desempenho do município foi o IFGF Liquidez, que passou de 0,4743 para 0,9583 em dois anos. A liquidez é a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte. Com esta evolução, a cidade passou do conceito C (gestão com dificuldade) para A (gestão de excelência).

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe