Mostrar as oportunidades que existem para a formação técnica, concomitante com a frequência às aulas do ensino médio, foi o objetivo de um trabalho realizado na manhã de ontem (21) pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) com os alunos do ensino médio da EENAV (Escola Estadual de Educação Básica Nicolau Araújo Vergueiro).
A 7ª CRE dispõe de 120 vagas para cursos técnicos gratuitos através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Com isso, o objetivo é despertar o interesse dos estudantes em participarem de um curso profissionalizante de nível técnico ao mesmo tempo em que concluem o ensino médio. De acordo com o coordenador regional de Educação adjunto, Israel Kujawa, o objetivo com a apresentação das vagas diretamente nas escolas é “motivar os estudantes na disputa de espaço de trabalho”, comenta.
Conforme Kujawa, a ideia é oferecer aos estudantes uma formação integral, que é o que o Pronatec pretende. Os cursos são oferecidos em turno inverso ao das aulas e a inscrição pode ser feita diretamente na escola. Estão sendo oferecidas vagas para a formação de turmas nas áreas de Técnico em Comércio, Técnico em Agropecuária e Técnico em Suporte e Manutenção em Informática.
As vagas são para os cursos oferecidos no Instituto Federal de Sertão, por isso serão fornecidos transporte e alimentação para os estudantes que frequentarem as aulas. “O mesmo trabalho que estamos fazendo hoje (21) aqui na EENAV já foi feito em outras escolas, como Ernesto Tocchetto e Cecy Leite Costa. À tarde estaremos em algumas escolas da região. E aquelas que não foram visitadas, as informações foram passadas aos alunos pelos diretores”, explica Kujawa.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis